Reportagem – é o aprofundamento de uma notícia ou o mergulho em um fato importante, mesmo que não seja recente, em busca de revelações exclusivas. A reportagem, na acepção aqui utilizada, está no universo do “jornalismo investigativo”, que remete ao esforço para tornar públicos fatos relevantes que autoridades ou pessoas poderosas gostariam de manter ocultos. Uma boa reportagem requer pesquisas intensas, entrevistas com grande diversidade de fontes, reiteradas checagens e cuidado especial na apresentação do conteúdo final, que pode trazer complementos como vídeos, infográficos, mapas e painéis de visualização de dados. Também deve trazer – ou, no mínimo, tentar obter – as explicações de quem pode ter sua imagem arranhada pela sua publicação.
Paulo Roberto, às costas de Dilma, Graça Foster e Sérgio Gabrielli, de frente para a presidenta, serão ouvidos pela CPI
A CPI mista da Petrobras aprovou, nesta terça-feira (3), o plano de trabalho proposto pelo relator, deputado Marco Maia (PT-RS). Cerca de 230 dos mais de 600 requerimentos apresentados foram aprovados por deputados e senadores. Entre eles, pedidos de convocação do ex-diretor de Abastecimento da estatal Paulo Roberto Costa e do doleiro Alberto Yousseff, presos em março na Operação Lava Jato da Polícia Federal. O ex-diretor da área internacional da Petrobras Nestor Cerveró também será chamado à comissão para explicar o relatório classificado como “tecnicamente falho” pela presidenta Dilma Rousseff e que embasou a compra da refinaria de Pasadena, nos Estados Unidos. Mais cedo, a CPI do Senado marcou para a próxima terça-feira (10) o depoimento de Paulo Roberto.
Além da negociação da refinaria, a CPI mista também se debruçará sobre outros três assuntos: denúncias de pagamento de propina a funcionários da Petrobras, superfaturamento na construção da refinaria de Abreu e Lima, em Pernambuco, e suspeita de falta de segurança nas plataformas da empresa.
A presidente da Petrobras, Graça Foster, e o seu antecessor, José Sérgio Gabrielli, também foram convocados pela CPI. Mas, por sugestão do relator, só irão ao Congresso depois dos depoimentos de Cerveró, Yousseff e Paulo Roberto Costa. Marco Maia argumentou que seria mais produtivo para as investigações reunir mais informações antes de ouvir Graça e Gabrielli – os dois prestaram depoimento na semana passada à CPI do Senado.
Os parlamentares decidiram, ainda, solicitar cópia dos inquéritos da Operação Lava Jato, das atas das reuniões do Conselho de Administração da Petrobras, entre outros documentos.
Se você chegou até aqui, uma pergunta: qual o único veículo brasileiro voltado exclusivamente para a cobertura do Parlamento? O primeiro a revelar quais eram os parlamentares acusados criminalmente, tema que jamais deixou de monitorar? Que nunca renunciou ao compromisso de defender a democracia? Sim, é o Congresso em Foco. Estamos há 20 anos de olho no poder, aqui em Brasília. Reconhecido por oito leões em Cannes (França) e por vários outros prêmios, nosso jornalismo é único, original e independente. Precisamos do seu apoio para prosseguir nessa missão. Mantenha o Congresso em Foco na frente!
Não venderemos ou distribuiremos seu endereço de
e-mail a terceiros em nenhum momento. Veja nossa
política de privacidade.
Assine nossa newsletter
Digite o seu email e receba gratuitamente todos os dias nosso boletim eletrônico com as principais publicações do Congresso em Foco.
Quer receber as nossas notícias no Whatsapp?
Adicione o nosso número (61-99435-9758) à sua lista de contatos e envie uma mensagem com a palavra “cadastrar”. Na era das fake news, compartilhe notícias de verdade publicadas com a credibilidade de quase duas décadas do Congresso em Foco.
Quer receber as nossas notícias no Telegram?
Acesse o link https://t.me/congressoemfocotelegram. Na era das fake news, compartilhe notícias verdadeiras publicadas com a credibilidade de quase duas décadas do Congresso em Foco.
Receba nosso aviso de publicação
Seja avisado na hora sobre as nossas publicações. Ative o sino para receber as notificações em sua tela.
Deixe um comentário