Depois de críticados por apresentarem poucos resultados nos últimos dias, os integrantes da CPI dos Correios superaram divergências partidárias e aprovaram, nesta terça-feira, 52 requerimentos de quebra de sigilo e de convocações. O principal deles é o pedido de quebra do sigilo bancário de onze corretores de valores. Os integrantes da comissão suspeitam que elas intermediaram investimentos dos fundos de pensão nos bancos Rural e BMG, onde supostamente eram sacados os recursos do mensalão.
A CPI decidiu acelerar o ritmo dos trabalhos após a ameaçada feita pelo presidente da comissão, senador Delcídio Amaral (PT-SP). Ele afirmou que deixaria o posto caso os parlamentares não se empenhassem nas investigações.
Os parlamentares aprovaram também a quebra dos sigilos bancário, fiscal e telefônico de duas empresas de aviação que participaram de concorrências dos Correios para fornecer transporte aéreo. O sigilo dos sócios dessas companhias também foi quebrado.
A comissão convocou os doleiros Najum Turner e Alberto Youssef e solicitou, ao Banco Rural, a lista de todos os empréstimos concedidos ao empresário Marcos Valério. Também foi aprovada a convocação do dirigente da GDK Cesar Oliveira, que deu de presente ao ex-secretário-geral do PT Sílvio Pereira um Land Rover de R$ 75 mil.
Leia também
O diretor de Exploração da Petrobras, Guilherme Estrela, também foi chamado para comparecer à CPI, para esclarecer contratos com suspeita de superfaturamento assinados com a GDK. A comissão aprovou ainda a convocação do ex-presidente do Instituto de Resseguros do Brasil (IRB) Lídio Duarte.
Os parlamentares vão enviar também uma requisição de informações ao Departamento de Aviação Civil (DAC) para que sejam repassadas informações sobre aviões da Brasil Telecom, além de cópia do disco rígido de computador do empresário Daniel Dantas, do Banco Opportunity. Em outro requerimento aprovado, os membros da CPI pedem a cópia de todos os contratos da Secretaria de Comunicação (Secom) com agências de publicidade de 1994 a 2005.
Deixe um comentário