O presidente do Congresso, senador Renan Calheiros (PMDB-AL), deve decidir amanhã se instala ou não a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar a participação de deputados e senadores na máfia das ambulâncias. A oposição já tem o número de assinaturas necessárias para sua criação. 229 deputados e 31 senadores assinaram o requerimento.
Segundo informa reportagem do jornal Correio Braziliense, Calheiros aguarda o parecer jurídico da consultoria legislativa do Congresso sobre a exigência constitucional de o pedido ter “fato determinado” a ser apurado por uma comissão de investigação. Caso Calheiros aceite o pedido para a criação da CPI dos sanguessugas, o requerimento será lido ainda esta semana em sessão das duas casas legislativas. Depois, as lideranças partidárias poderão indicar os nomes dos congressistas que comporão a comissão.
A oposição é a mais interessada na instalação da comissão. Eles dizem que as investigações atingirão assessores do ministério da Saúde e até o ex-ministro da pasta, o deputado do PMDB governista Saraiva Felipe (MG).O PT já pediu para que seus parlamentares não assinem o pedido para a criação da CPI.
Leia também
Deixe um comentário