Inconformado, o relator da CPI do Sistema Carcerário, deputado Domingos Dutra (PT-MA), alterou o seu relatório, mudando o termo "indicado" para responsabilizado" de todos os 31 pedidos de indiciamento. Contudo, o parlamentar não poupou críticas ao Judiciário.
“Posso até mudar para responsabilizado, mas é preciso mexer nesse poder Judiciário. Esses senhores e senhoras se consideram abaixo de Deus e acima de nós”, criticou o parlamentar.
O petista fazia referência a uma liminar do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Gilmar Mendes, que pedia para que o colegiado não indiciasse os juízes sul-mato-grossenses Francisco Gerardo de Souza e Vitor Luis de Oliveira Guito.
No último dia 25, na apresentação de seu relatório ao colegiado, Dutra afirmou que os agentes de segurança pública de Mato Grosso do Sul cometem seguidas violações aos direitos humanos ao permitirem que presos durmam com porcos. “Se a CPI não tivesse ido lá, ainda hoje eles estariam dormindo com os porcos, que era para os agentes penitenciários comerem porco bem gordinho, tratado pelos presos que dormiam no mesmo lugar”, ironizou o relator. (Renata Camargo)
Leia também
Leia também
Deixe um comentário