O presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), marcou para hoje (4), a partir das 10h, reuniões para que as comissões permanentes da Casa escolham seus presidentes. Desde que foi eleito, no dia 2 de fevereiro, Sarney tenta solucionar uma complexa equação política para acomodar aliados nos colegiados. É que o peemedebista prometeu mais cargos do que poderia oferecer.
Sarney chegou a convocar ontem (3) uma reunião para definir como seria a escolha dos presidentes dos colegiados da Casa. Contudo, o encontro com as lideranças partidárias acabou sendo cancelado. Durante toda a tarde, líderes dos partidos se revezaram no plenário cobrando uma solução de Sarney contra a “paralisia” do Senado (leia mais). Desde que os senadores voltaram aos trabalhos, há 30 dias, nenhuma proposição foi votada.
A disputa mais aguardada se dará na Comissão de Infraestrutura, onde a senadora Ideli Salvatti (PT-SC) e o senador Fernando Collor (PTB-AL) devem disputar no voto a presidência do colegiado. Collor é o pivô do impasse criado em torno das comissões. O ex-presidente da República queria presidir, inicialmente, a Comissão de Relações Exteriores. Mas acabou sendo obrigado a ceder a vaga para o PSDB (leia mais). (Rodolfo Torres)
Deixe um comentário