A Comissão de Desenvolvimento da Câmara aprovou nesta manhã requerimento do deputado Ivan Valente (PSOL-SP) que pede uma audiência pública com autoridades e empresários para obter informações sobre o caso da empresa multinacional Alstom. De acordo com investigação do Ministério Público da Suíça, a empresa teria pagado propina para integrantes do governo de São Paulo em troca de contratos.
Serão convidados Aloísio Vasconcelos, presidente da Alstom no Brasil; o promotor paulista Sílvio Marques; o procurador do Ministério Público Federal Rodrigo de Grandis; e Luiz Fernando Correa, diretor-geral da Polícia Federal.
A base governista na Assembléia Legislativa de São Paulo conseguiu derrubar ontem seis pedidos de convocação de políticos e empresários para explicar o caso da Alstom na CPI da Eletropaulo.
Alguns deputados ponderaram que não teriam poderes para inquirir os representantes da Alstom, muito menos obrigá-los a comparecer na comissão. O deputado Fernando Lopes (PMDB-RJ) pediu cautela. “Não podemos vestir a carapuça de que empresas pagam propina no Brasil para terem obras aprovadas”, disse.
Leia também
O presidente da comissão, Jilmar Tatto (PT-SP), disse que o objetivo da audiência é obter mais informações sobre o caso. “O debate é saber se não existem outras empresas fazendo isso. Acho prudente, até para a Câmara não se omitir, colhermos informações para criarmos um juízo de valor”, defendeu. A data da audiência ainda não foi marcada. (Tatiana Damasceno)
Deixe um comentário