No dia em que o Senado deve votar a proposta que prorroga por quatro anos a cobrança da CPMF, pesquisa CNI/Ibope divulgada hoje (12) mostra que a maioria dos entrevistados desaprova a política de impostos do governo Lula.
O levantamento, que também aponta para a melhor avaliação do governo Lula no ano, indica que 69% das pessoas ouvidas rejeitam a atual política tributária. O modelo em vigor é aprovado por 26% dos entrevistados. Outros 5% não responderam. Cerca de 21% incluíram a redução dos impostos entre os principais desafios do governo para 2008.
Reforma política
A pesquisa também avaliou a percepção da população no que diz respeito à reforma política. A maioria observa que a reforma não avançou este ano. Para 33%, ela não foi adiante e para 17% o debate recuou. Na opinião de 35%, a reforma evoluiu. Cerca de 14% não opinaram sobre o assunto.
A melhoria do salário mínimo e dos investimentos nas áreas de saúde e educação são apontadas como prioridades pela maioria dos entrevistados.
Leia também
Saldo positivo
O levantamento também mostra que, para a maioria dos brasileiros, 2007 termina com um saldo positivo. Para 79%, o ano foi “bom” ou “muito bom”. Na avaliação de 20%, o ano foi “ruim” ou “muito ruim”.
A expectativa para 2008 é positiva. O próximo ano será “bom” para 52% na opinião de 52% das pessoas ouvidas. E, para 36%, será “muito bom”. Somente 7% avaliam que os próximos 12 meses serão “ruins” ou “muito ruins”.
A pesquisa foi realizada entre 30 de novembro e 5 de dezembro deste ano. Ao todo, 2.002 pessoas foram ouvidas em 141 municípios de todo o país. Clique aqui para ver a íntegra do levantamento. (Edson Sardinha)
Deixe um comentário