Os cidadãos têm mais uma ferramenta para acompanhar os gastos públicos em suas cidades. No final de maio, a Controladoria-geral da União criou um serviço de envio de mensagens de correio eletrônico (e-mails) sobre o andamento das liberações de dinheiro público nos convênios com os municípios. Para se cadastrar, o usuário tem de acessar o Portal da Transparência, mantido pela CGU.
De acordo com a Agência Brasil, a mala direta já tem 3 mil assinantes. Como é quinzenal, os usuários já receberam duas mensagens. Na página do Portal da Transparência, o cidadão deve fornecer seus dados e indicar quais os municípios dos quais quer receber informações sobre liberações de recursos.
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As informações enviadas são valor de cada repasse e explicação o programa vinculado. Os dados são obtidos pela CGU do Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal (Siafi), que registra todos os gastos do governo federal, embora exclua as empresas estatais.
“A partir do momento em que ocorra uma liberação de recursos de um determinado convênio para os municípios indicados no momento do cadastramento, o cidadão vai receber as informações por e-mail”, disse à Agência Brasil a secretária de Prevenção da Corrupção da CGU, Virgínia Cestari. De acordo com ela, a mala direta foi criada devido à demanda dos usuários do Portal da Transparência. “Recebíamos freqüentes pedidos de informações e esclarecimentos. A partir daí, passamos a aprimorar o portal e acabamos por criar esse tipo de consulta eletrônica.”
SERVIÇO
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