O ministro da Controladoria-Geral da União (CGU), Waldir Pires, afirmou nesta sexta-feira que a auditoria nos contratos assinados pelos Correios com empresas privadas será concluída até o final deste ano. As investigações, segundo ele, começaram há seis meses e mobilizaram em torno de 50 auditores que se debruçaram sobre 250 contratos da empresa.
Em evento no Rio de Janeiro, Pires ressaltou que somente uma pequena parte dos contratos ainda não foi investigada. O ministro disse que cerca de 50 funcionários dos Correios e de outros órgãos já foram afastados a partir das investigações da CGU.
Pires afirmou que o órgão inspecionou 7,5 mil processos desde o início deste ano. Todos foram encaminhados para o Tribunal de Contas da União (TCU). O ministro também disse que 5,3 mil processos com irregularidades também foram dirigidos para a fiscalização do tribunal.
Um relatório parcial da auditoria especial da CGU sobre os contratos dos Correios desde 1999 apontou prejuízos da ordem de R$ 64,7 milhões na empresa. A direção dos Correios questionou a auditoria, sob o argumento de que as investigações “não concluem pela existência de prejuízos nos contratos dos Correios, basicamente trazem recomendações, pedidos de complementação de documentos e informações e sugestões de melhorias em alguns processos”.
Deixe um comentário