Renata Camargo
Com mais de 60% das urnas apuradas, o candidato de direita Sebastián Miguel Piñera está em primeiro lugar com 51,87% dos votos contra 48,12% para o candidato centro-esquerda Eduardo Freire Ruiz. Piñera, que liderou as pesquisas de intenção de votos desde o primeiro turno, deve ser eleito após 20 anos de governo de presidentes social-democratas.
Segundo o portal chileno Las Últimas Noticias, o ministro do Interior, Edmundo Pérez Yoma, considerou que “a tendência é clara O país hoje quer uma mudança e um giro para a direita”.
Dono da empresa aérea Lan Chile e um dos homens mais ricos do Chile, Piñera articulou sua campanha em torno de um discurso de renovação e mudança do país. Essa é a segunda vez que o direitista concorre às eleições para presidente. Em 2005, Piñera perdeu para a presidente Michelle Bachelet.
Proprietário também da rede de televisão Chile Visión e do time de futebol Colo Colo, Piñera tem um perfil mais conservador do que seu adversário. O candidato de direita, no entanto, lutou contra o prolongamento do mandato do ex-presidente e ditador Augusto Pinochet, em 1989. Um dos motivos para ter crescido o apoio popular a Piñera.
O governista Eduardo Frei Ruiz, que segue em segundo na apuração dos votos, foi presidente do Chile de 1994 a 2000. Ruiz foi escolhido pelo partido Concertación como candidato por ter um perfil mais de centro do que de extrema esquerda.
Leia também
Deixe um comentário