O senador João Pedro (PT-AM), relator da segunda representação contra Renan Calheiros (PMDB-AL) no Conselho de Ética, afirmou hoje (14) que vai apresentar seu parecer no início da próxima semana (entre terça e quarta-feira).
Nesse processo, Renan é acusado de ter favorecido a cervejaria Schincariol junto ao INSS e à Receita Federal após a empresa ter comprado, por um valor que seria acima do preço de mercado, uma fábrica de propriedade de seu irmão, o deputado federal Olavo Calheiros (PMDB-AL). Assim como o irmão, Olavo também responde a processo no Conselho de Ética.
João Pedro não adiantou qual será sua posição em relação à denúncia contra Renan. Contudo, o voto do petista deve ser pelo arquivamento da denúncia contra o senador alagoano. Até agora, João Pedro não ouviu depoimentos, nem solicitou documentos para emitir o seu parecer. O senador do PT se baseou apenas em uma reportagem da revista Veja e em uma carta escrita pelo próprio Renan.
Representações
O presidente do Senado ainda responde a um outro processo no colegiado. Ele também é acusado de ter utilizado laranjas para comprar empresas de comunicação em Alagoas. A Mesa Diretora do Senado ainda analisa uma representação contra Renan, que o acusa de ser beneficiário de um suposto esquema de desvio de verbas de ministérios controlados pelo PMDB.
Leia também
João Pedro também afirmou que seu parecer não associará a primeira denúncia contra Renan, na qual o presidente do Senado foi acusado de ter despesas pessoais pagas por um lobista. “Vou trabalhar para não misturar as investigações", disse. (Rodolfo Torres)
Deixe um comentário