O senador João Pedro (PT-AM), relator da segunda representação contra Renan Calheiros (PMDB-AL), encaminhará amanhã um ofício à cervejaria Schincariol pedindo explicações sobre a compra de uma fábrica do irmão de Renan, o deputado federal Olavo Calheiros (PMDB-AL).
O petista dará um prazo de dez dias para que a empresa esclareça dúvidas e apresente documentos. Nesse processo, Renan é acusado de favorecer a cervejaria junto ao INSS após a empresa ter comprado, por um valor acima do preço de mercado, uma fábrica de Olavo Calheiros. O deputado é investigado no Conselho de Ética da Câmara a respeito da mesma denúncia.
Outros processos
Renan ainda responde a outros dois processos no colegiado. Na terceira representação, ele é acusado de ter usado laranjas para comprar empresas de comunicação em Alagoas. A expectativa é de que seja anunciado em breve o nome do relator desse processo. Um dos candidatos mais cotados é o senador José Claudino (PTB-PI).
A quarta representação contra Renan no Conselho de Ética trata da acusação de que o presidente do Senado seria beneficiário de um suposto esquema de desvio de verbas em ministérios controlados pelo PMDB. Esse processo será relatado pelo maior defensor de Renan no Senado, o senador Almeida Lima (PMDB-SE). (Rodolfo Torres)
Deixe um comentário