Com as restrições impostas à campanha deste ano pela Lei Eleitoral, os candidatos estão usando de criatividade para divulgar os nomes. Nesse contexto, a internet se tornou um campo cheio de opções. Além das home pages, a panfletagem on line inclui também vídeos no site YouTube, adicionamento de eleitores no site Orkut e mensagens para e-mails.
Nem o telefone celular escapou às jogadas. No site de campanha do deputado federal Fernando Gabeira (PV-RJ), por exemplo, existe uma ferramenta que permite aos eleitores enviar torpedos de apoio à candidatura para amigos. Além disso, tem folders e adesivos prontos para imprimir, recortar e distribuir.
No embalo da fama crescente do YouTube, vários candidatos a deputado estadual e federal colocaram vídeos de campanha no site. A vereadora Soninha Francine (PT-SP), candidata a deputada federal, gravou um depoimento de quatro minutos em casa e deixou na página. O vídeo já teve mais de 2.800 espectadores. “A capacidade de propagação de um negócio desses é absurda”, afirmou.
Já outros candidatos decidiram fazer campanha em comunidades vistuais. Jorge Batista Bento, o Jorginho d’Orkut (Prona-MG), que disputa o cargo de deputado estadual, criou mais de 50 perfis no site de relacionamentos e conta com milhares de “amigos”. A idéia de buscar eleitores usando o serviço surgiu como forma de contornar a falta de recursos.
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