Pesquisa Ibope divulgada hoje (3), último dia de propaganda eleitoral de rádio e TV, indica que a prefeita de Fortaleza, Luizianne Lins (PT), pode ser reeleita já no primeiro turno. De acordo com a sondagem, a petista tem 48% das intenções de voto, contra 24% de Moroni Torgan (DEM) e 14%Patrícia Saboya (PDT). Já Renato Roseno (PSOL) e Pastor Neto (PSC) têm, cada um, 2% das intenções.
A margem de erro da pesquisa é de 2,5 pontos percentuais para mais ou para menos. Ou seja: como a soma dos votos presumidos para os demais candidatos chega a 40%, Luizianne garantiria a vitória sem necessidade de segundo turno com os seis pontos de vantagem.
Entre os dias 29 de setembro e 1º de outubro, foram consultadas 1.500 pessoas na capital cearense. A pesquisa, cuja divulgação estava prevista apenas para a tarde deste sábado (4), está disponível ao eleitor no Tribunal Regional Eleitoral de Fortaleza sob o registrado 109.913/2008.
São Luís
Já na capital maranhense de São Luís, o candidato João Castelo (PSDB) mantém a liderança na corrida à prefeitura, embora o principal oponente, o deputado federal Fávio Dino (PCdoB), estreitou a vantagem em sete pontos percentuais. Enquanto Castelo passou de 45% para 46% das intenções de voto, em relação à pesquisa anterior, Dino saltou de 24% para 16%.
Leia também
Em seguida aparecem Clodomir Paz (PDT), com 5% das intenções de voto, e Raimundo Cutrim (DEM), com 4%. Paulo Rios (PSOL), Cleber Verde (PRB), Welbson Madeira (PSTU), Pedro Fernandes (PTB), Waldir Maranhão (PP) e Gastão Vieira (PMDB) não conseguiram alcançar 3%.
Votos brancos e nulos somaram 3%, enquanto os eleitores que ainda não decidiram o voto ou não se pronunciaram totalizaram 9%. A margem de erro da pesquisa é de três pontos percentuais, para mais ou para menos. Ao todo, 805 cidadãos foram consultados entre os dias 1º e 2 de outubro na capital maranhense. A sondagem está protocolada na 2ª Zona Eleitoral de São Luís sob o registro 8821/ 2008.
Manaus
A pesquisa Ibope em Manaus mostra o candidato do PTB, Amazonino Mendes, com 47% das intenções de voto. Em segundo lugar, aparece o candidato do PMN, Omar Aziz, que atingiu 19%.
Já o algoz de Amazonino no pleito anterior, em 2004, e atual prefeito de Manaus, Serafim Corrêa (PSB), aparece com modestos 15%. Os demais candidatos reunidos – Praciano (PT), Bessa (Psol) e Luiz Navarro (PCB) – alcançaram pouco mais de 11% das intenções (os dois últimos não atingiram 1%).
O instituto ouviu 602 dos 1.056.277 eleitores manauaras, em consulta realizada entre os dias 14 e 16 de setembro. Os números da pesquisa estão disponíveis ao público na 58ª Zona Eleitoral de Manaus, sob o registro 21/2008. (Fábio Góis)
Deixe um comentário