De acordo com os deputados Marco Maia (PT-RS) e Efraim Filho (DEM-PB), o Airbus da TAM se chocou contra o terminal de cargas da empresa no aeroporto de Congonhas a 175 Km/h.
Os parlamentares, que estão em Washington (EUA) acompanhando o trabalho da perícia das caixas-pretas do Airbus, também disseram que no momento em que tocou a pista de Congonhas o avião estava entre 240 km/h e 222 km/h – velocidade considerada normal para o momento do pouso.
Segundo técnicos do National Transportation Safety Board (NTSB), órgão que realiza a perícia nas caixas-pretas, a velocidade de 175 km/h não é suficiente para a aeronave arremeter – procedimento em que o piloto desiste de aterrissar e retorna ao vôo.
Os parlamentares brasileiros não comentaram se o piloto tentou arremeter ou não. Ontem, o deputado Efraim Filho afirmou que o piloto não tentou arremeter, mas depois voltou atrás e afirmou que não era possível afirmar se houve ou não tentativa neste sentido.
Visita ao Centro Tecnológico da TAM
Deputados da CPI do Apagão Aéreo visitaram hoje (24) o Centro Tecnológico da TAM, em São Carlos (SP). Os parlamentares solicitaram documentos sobre a manutenção das aeronaves da empresa.
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Entre os papéis solicitados pelos parlamentares, estão os certificados de manutenções dos aviões da companhia realizados neste ano. Os congressistas assistiram a um vídeo e a uma palestra que sobre o funcionamento do centro de tecnologia da empresa e sobre as manutenções das aeronaves.
A CPI da Câmara ouvirá amanhã (25) o presidente da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), Milton Zuanazzi. O depoimento está marcado para 9h. À tarde, às 15h, a comissão espera ouvir o vice-presidente da TAM, Rui Amaro. (Rodolfo Torres)
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