A bancada do PSDB deve declarar oficialmente hoje (23) apoio à eleição de Gustavo Fruet (PSDB-PR) para a presidência da Câmara. Os tucanos se reúnem para rever a decisão de seu líder, Jutahy Junior (BA), que há duas semanas chegou a anunciar o apoio do partido ao petista Arlindo Chinaglia (SP).
O próprio Jutahy, que cede hoje a liderança para Antônio Carlos Pannunzio (SP), reconhece que o cenário agora é outro.
“A candidatura do Fruet não é do partido, mas da ‘terceira via’, e terá a unanimidade do PSDB. A candidatura dele unificou a bancada e o partido", disse o líder. "Antes, tínhamos duas candidaturas da base do governo. Agora, aconteceu um fato diferente, que é a candidatura do Fruet", complementou Jutahy.
O deputado paranaense teve o seu nome lançado por um grupo formado por parlamentares de vários partidos que defendia que defendia um candidato alternativo a Arlindo Chinaglia (PT-SP) e a Aldo Rebelo (PCdoB-SP), atual presidente da Casa.
Fruet recebeu ontem o apoio dos governadores de Alagoas, Teotônio Vilela, e da Paraíba, Cássio Cunha Lima. Os dois tucanos tinham anunciado apoio à reeleição de Aldo, mas mudaram de idéia e agora evocam o discurso da unidade partidária.
Leia também
Ainda nesta terça-feira, a bancada do PSDB vai criar um grupo que terá a missão de angariar votos de outros partidos. “O importante não é apenas votar ou aclamar o Fruet, mas dividir tarefas entre deputados para que conversem com colegas sobre a candidatura”, disse José Aníbal (PSDB).
Deixe um comentário