Edson Sardinha
Uma tropa de 130 militares do Exército brasileiro embarcou hoje (22) em direção ao Haiti para se incorporar à Missão de Paz da Organização das Nações Unidas (ONU). O grupo ficará em território haitiano nos próximos seis meses e substituirá uma equipe instalada no país há um semestre.
O principal desafio da equipe, informa a Agência Brasil, será ajudar no combate à epidemia de cólera no Haiti, país devastado por um terremoto que deixou aproximadamente 200 mil mortos no início de 2010. Esta é a 14ª tropa de militares brasileiros enviada para a integrar a missão de paz. De acordo com o Ministério da Defesa, há 2.200 mil militares brasileiros em território haitiano. Desses, 1950 são do Exército.
O Brasil coordena 8.940 homens de vários países que participam da missão militar no Haiti. Além da destruição, da miséria e da epidemia de cólera, o país enfrenta problemas políticos, como denúncia de fraude nas eleições de 28 de novembro do ano passado e o retorno do ex-ditador Jean Claude Duvalier, o Baby Doc, após 25 anos de exílio na França. Baby Doc foi recentemente denunciado por crimes contra a humanidade, cometidos em seu governo entre 1971 e 1986.
Deixe um comentário