O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Carlos Ayres Britto, fez há pouco um breve pronunciamento em cadeia nacional de TV em que exortou os brasileiros a votar “com felicidade” nas eleições municipais de outubro.
O pronunciamento inaugurou a campanha publicitária do TSE para o esclarecimento da Justiça Eleitoral à sociedade. “A eleição é o ponto mais alto e luminoso da democracia representativa”, disse Ayres Britto, para quem o processo eleitoral “deve ser encarado como uma festa, uma dança”.
Em um discurso recheado de metáforas e com certa coloquialidade, o ministro sugeriu que o eleitor dê “um chega pra lá nos compradores de voto”, e que escolhessem candidatos com a “vida comprovadamente limpa” e capaz de atender às necessidades de seu município.
“Chegou a hora de sair da platéia para subir no palco da urna eletrônica”, poetizou Ayres Britto.
“O eleitor leva poucos segundos para depositar seu voto na urna eletrônica, mas caso faça uma escolha inconsciente, as conseqüências vão se refletir pelos próximos quatro anos. Esta é a principal mensagem que a Justiça Eleitoral procura levar aos eleitores de forma bem humorada e em linguagem simples”, afirma o site da corte eleitoral.
Leia também
A partir de hoje (31), a Justiça Eleitoral pode utilizar 10 minutos diários em rádio e TV para apresentar informações à população. No dia 5 de outubro, eleitores de 5.563 cidades brasileiras vão escolher seus representantes municipais.
Curral eleitoral
Ontem (30), uma reunião no TSE, em Brasília, descartou a convocação imediata da Força Nacional de Segurança para garantir o ordenamento do processo eleitoral no Rio de Janeiro.
Investigações de orgãos de segurança pública do Rio revelaram que grupos paramilitares e narcotraficantes têm coagido eleitores a votar em candidatos “escolhidos” pela criminalidade”, além de intimidar adversários em comunidades carentes. (Fábio Góis)
Deixe um comentário