Ana Pompeu
Especial para o Congresso em Foco
O ex-senador Demóstenes Torres reassumiu, na última quinta-feira (29), o cargo de procurador de Justiça do Ministério Público de Goiás, em Goiânia, depois de quase cinco anos afastado, e entrou automaticamente em férias. A convocação foi feita pelo procurador Marcos de Abreu e Silva, em ato publicado no Diário Oficial do MP-GO. De acordo com a assessoria de imprensa do órgão, a decisão foi feita em cumprimento à determinação do Tribunal de Justiça de Goiás que revogou a liminar que o mantinha impedido de exercer a função. Como mostrou o Congresso em Foco na semana passada, desde 2012 ele recebeu R$ 2,6 milhões, entre salários e outras vantagens do Ministério Público, sem trabalhar.
Leia também
Desde que o Supremo Tribunal Federal (STF) o livrou das ações penais do caso Cachoeira, ao invalidar as gravações das operações Monte Carlo e Vegas, Demóstenes se articula para retomar a vida pública. No início de junho, o TJ seguiu o entendimento da Suprema Corte quanto às gravações, impossibilitando, assim, que ele fosse responsabilizado pelos crimes de corrupção passiva e advocacia administrativa (patrocínio de interesse privado perante a administração pública), a ele atribuídos pelo MP.
Marcos de Abreu e Silva é vice-decano da Procuradoria. O procurador-geral de Justiça do Estado de Goiás, Benedito Torres, é irmão de Demóstenes. Ainda em 2012, quando das denúncias contra Demóstenes, Benedito se declarou suspeito para estar à frente das decisões referentes ao irmão. Na ausência do decano, Marcos de Abreu e Silva proferiu o ato determinando o retorno de Demóstenes.
O ex-líder do DEM no Senado entrou com pedido de férias assim que publicada a decisão do TJ. O ato do MP que o convocou já concedeu 60 dias de férias ao mesmo tempo. Sobre uma possível aposentadoria de Demóstenes, o vice-decano declarou, por meio da assessoria de imprensa do Ministério Público, que o pedido ainda não foi formalizado. “As questões relativas à aposentadoria e seus efeitos somente poderão ser analisadas a partir do protocolo do respectivo pedido do requerente”, informou, em resposta aos questionamentos de valores de indenizações.
Leia também: Após derrubar ações do caso Cachoeira, Demóstenes vai pedir ao Senado que anule cassação
Isso é uma afronta ao povo brasileiro, um tapa na cara do cidadão contribuinte,
As pessoas me provocam e me obrigam a ser repetitivo sobre esse tema “VOTOS NULOS E VALIDAÇÃO DOS VOTOS” – Senhores e senhoras, principalmente os aposentados e pensionistas do RGPS urbano que ganhavam e os que ainda ganham seus proventos acima do piso nacional. EIS AQUI MINHAS EXIGÊNCIAS aos políticos em geral. – Dentro da minha exigência como eleitor, consta uma verdadeira e profunda REFORMA na política e nas administrações públicas para que eu deixe o LADO DE CÁ (votos nulo…s) e volte para O LADO DE LÁ (validação dos votos), consta também, um artigo que diz o seguinte: art. 00 – “todos os funcionários públicos das três esferas, Federal, Estaduais e Municipais, incluindo todos os políticos em geral que tiverem seus nomes envolvidos em desvios de condutas, devem serem afastado imediatamente do cargo sem remuneração e no julgamento, caso venham a serem condenados, serão exonerados definitivamente do cargo e não mais poderão exercerem qualquer outro cargo público, ou seja, popularmente dizendo, serão expulsos do círculo público”. Ei, é para você mesmo as perguntas! Qual é a sua EXIGÊNCIA? Não tem nunhuma? Que pena! Você continuará assinando sem noção uma procuração em branco para os políticos fazerem o que quiserem? É isso mesmo que você quer para o Brasil?
o voto não deveria ser obrigatório!! assim pessoas que nem sabem o que é política dificilmente iriam sair de casa pra votar , melhorando assim a qualidade do voto e esses vagabundos são seriam reeleitos ,
O cara recebeu 2,6 milhões sem trabalhar???
so acontece no Brasil recebe sem trabalhar. O cidadão brasileiro tratado como bobo por uma classe que se julga acima . esse Demostenes é um lixo assim como que o absolveu. PODER JUDICARIO NO BRASIL DIVIA SE CHAMAR PJ PATIDO JUCIARIO POIS , TA CHEIO DE JUIZES POLITICOS.
Ele não falou nada sobre promoção por merecimento? Este pulha teve a desfaçatez de se apresentar no Palácio do Planalto para denunciar uma escuta sem áudio, acompanhado por um outro sujeito sem ética que é o Gilmar. Sempre foi vinculado à quadrilha do Cachoeira e do Pirillo.
O Promotor Demóstenes sabe muito da Amizade de Gilmar Mendes com o Cachoeira, será que virá atona, já que o Ministro perseguiu ele, inclusive ele mandou uma carta contando sobre isso e o Supremo fez vista grossa na época dos ministros que se aposentaram como Ayres Brito, Carlos Vellozo pra citar alguns da época a qual ele enviou, porém não mexam com ele.
Demóstenes Torres ao que parece foi processado apenas baseado em INDÍCIOS. Não haviam provas seguras contra ele. Ainda assim teve o mandato de Senador cassado, e durante anos se manteve afastado das atividades políticas. AGORA AO QUE PARECE, FOI ABSOLVIDO. Ou seja, o Ministério Público não conseguiu provas suficientes a provarem a culpabilidade dele, ou o envolvimento dele em qualquer crime. Mas o prejuízo MORAL E POLÍTICO SOFRIDO NÃO TEM DINHEIRO QUE PAGUE.
Ele querer voltar não é de admirar. Sempre estão tentando morder o osso novamente. O pior mesmo é saber que existirão pessoas que até votariam nele. Povo brasileiro….. que lamento!!!!
Acho que não podemos anistiar esses senadores em função de não ter punido o Aécio Neves, estou sem esperança de um país melhor já que o povo ainda cai nessa maluquice de endeusar um corrupto menor e função da existência de outro corrupto maior.
Vagabundo
Depois que liberam o Aécio, o Rodrigo Rocha e agora esse corrupto do Demóstenes que ficou cinco anos recebendo dinheiro povo sem trabalhar. É melhor soltar o Marcola e o Fernandinho Beira Mar, estes são fichinhas perto desses corruptos de terno e gravata e ainda quer férias.
Muitos bons se corrompem e mudam de lado. Os ruins não têm interesse em reforma positiva. O cidadão “comum” gosta de balada, diversão e novela. O crítico construtivo quer distância deste meio. O ético não consegue ser visto pelo cidadão “comum”, mesmo porque ele está apenas ocupado com suas diversões.
O sistema é ruim. Muitos dos “cidadãos comuns” dependem disso para sobreviver e não percebem que poderiam ser muito melhor se crescessem como pessoa. Os que estão lá nos representando não têm interesse que o seu eleitor melhore de vida, do contrário seu emprego político ficaria em risco iminente…
Resumo: é um imbróglio político-social de uma grandeza e complexidade tamanha que uma ação não consegue reverter! É preciso muito esforço para um resultado melhor.
O povo nao vai mudar nada porque nao tem capacidade para isso, pois assimilou passivamente a cultura marxista implantada pelos comunistas na AL. Foi esse mesmo povo que levou esses lesa-patria ao poder reiteradas vezes. TODOS os paises da America Latina precisam é de um regime militar mão de ferro por pelo menos 1 seculo para exterminar a cultura marxista instalada pelos comunistas desde a decada de 1980. Levara gerações para que ela possa ser exterminada.
Sabem qual político, no país inteiro, quer que mude alguma coisa??? NENHUM!!! por quê mudar?? essa bosta de república bananeira é habitada pela gentalha mais medíocre, burra, iletrada, desinteressada pela boa política (SIM, existe isso!!!), malandra, preguiçosa, sem-vergonha e desonesta que só se acha nessa infeliz América Latrina. NUNCA vai mudar nada na política se a merdinha ordinária que coloca os merdões ordinários nas prefeituras, câmaras de vereadores (pra quê isso??), assembléias legislativas estaduais (pra quê isso???), governos estaduais, deputados federais, senadores e presidente da república não mudar. E sabe quando isso vai acontecer?? NUNCA!!! Esses lixos eleitos por lixos são a expressão do ditado popular de que “em pé de manga não nasce goiaba”.
Ora, esses políticos só fazem política como meio de vida. Não precisaria de vereadores (ganhando o que ganham), bastava um conselho de cidadãos voluntários e gratuitos. Não precisava uma assembleia estadual nos moldes de hoje, custando uma fortuna ao trabalhador. Alem de não terem serventia, não resistem a uma propina, a um desvio e a uma distribuição de cargos públicos aos apadrinhados. Por isso acho que o melhor protesto é o voto nulo, pelo menos enquanto durar essa situação, já que mesmo votando consciente, nada vai mudar.
fg
Como pode uma coisa dessa? Nada contra a democracia, no entanto, só a vêem no ângulo dos direitos, nunca dos deveres. Coitados de nós pobres cumpridores das leis.
Nao se precoupe, o stf vai dizer que ta tudo bem, tudo normal e que “vossa excelencia” e’ bem vindo pra entrar na politica e ajudar seus companheiros no congresso a criar leis que facilitem corrupcao e que de anistia aos poucos que ja foram pegos. Depois que entrar na politica de novo e criar aberracoes juridicas, o stf vai “entender” que tem que seguir essas regras.
Ele é do DEM e aqui no estado é financiado pelo PSDB, que tbm é o partido do governador do estado que aparece na lista de recebedores de propinas. PSDB, PMDB, DEM, PP são as maiores quadrilhas do mundo.
Esse tipo de malandro não deve apenas ser cassado. Deve-se também ser caçado.
A reportagem poderia demonstrar uma pouco mais de conhecimento sobre direito administrativo. Não estou defendendo as atitudes do ex-senador, apenas explicando o caso para outros leitores entenderem. Ele era procurador do MP. Ao assumir a vaga de senador, sua carreira no MP ficou suspensa até o fim do mandato eletivo. Com a perda do mandato, ele retomou sua carreira anterior no MP. Como tinha férias vencidas, antes de voltar a trabalhar, precisa obrigatoriamente gozar as férias a que tinha direito. Depois disso ele volta a trabalhar no MP e a vida segue. Se ele é criminoso ou não, não vou opinar, apenas gostaria de esclarecer o caso das férias para quem, assim como o jornalista que escreveu esta matéria, não conhece muito o direito administrativo brasileiro.
R$ 2.600.000,00, sem trabalhar, não é coisa de país sério.
É melancólica a justiça no Brasil! Não ha punição; Há premiação.
Lembra qual foi o ‘crime’ dele? Vazar a ligaçao do banqueiro com um politico, pois este tinha forum privilegiado e por isso nao poderia ter o sigilo quebrado sem autorizaçao do ministerio publico. Sr. Gilmar Mendes o escrachou por esse ‘atrevimento’
O mesmo fato que o Moro fez com a Dilma.
Como o Direito precisa ser impessoal, ou os dois sao criminosos ou os dois sao perseguidos por corruptos. Menos que isso seria mentira.
Ele fazia parte e representava no congresso a quadrilha do cachoeira. Eta povo sem memória e malandro sô! Como vamos ter uma limpeza na política se o povo está coalhadinho de malandros e os políticos são forjados por essa gente?
Porque criminoso tem sempre no mínimo uma desculpa?
País sob judice de uma “elite de califas mamadores de impostos”
–
Façam um levantamento no STF p.ex…quantas filhas , sobrinhos etc ao cubo .. de “membros que lá compactuam” vivem do erário publico(e a forma como “entraram” na “mamação”).
–
Se roubam 01 latinha de sardinha cana…condenação..regime fechado.
–
Se deputado ou primo de senador…correm pela noite com dinheiro, e muito dinheiro, oriundo de negociatas envolvendo à coisa publica.. o tratamento é outro.. e o motivo… Deputados, Senadores podem “criar e/ou modificar leis” para acabar com MUITO CALIFADO no judiciário.
O STF é a garantia de que a elite poderá sempre fazer as coisas erradas que não serão punidos. O Brasil precisa de um novo recomeço tirando toda a corja do poder sem exceção e somente o povo pode fazê-lo. Ficar na poltrona assistindo novelas da Globo não vão ajudar. O Judiciário brasileiro é muito ruim.
O povo nao pode fazer isso, porque nao tem capacidade para isso, pois assimilou passivamente a cultura marxista implantada pelos comunistas na AL. Foi esse mesmo povo que levou esses lesa-patria ao poder reiteradas vezes. TODOS os paises da America Latina precisam é de um regime militar mão de ferro por pelo menos 1 seculo para exterminar a cultura marxista instalada pelos comunistas desde a decada de 1980. Levara gerações para que ela possa ser exterminada.
Já dizia Rui Barbosa: A pior Ditadura é a o judiciário ( minúsculo mesmo), Conta essa não existe recurso. O juidiário brasileiro está tão lotado de bandidos que , da mesma forma dos politícos, pouços se salvam. E aí meus amigos estamos mesmo no fim do poço!
Pais da Bagunca..!! isso vai virar uma Venezuela..! por que casa da mae Joana ja e..
FAZEM ACUSAÇÕES COM PROVAS FRACAS … Dá nisso … quem paga agora é o povo …. Pelo menos ele ficou 4 anos sem roubar … é o único lucro do período.
Brasil merece o que tem, isto é fato!!!! povo se vende a troco bolsafamilia , politico se vende, sindicato se vende…..empresários se vendem….
Brasil, o País dos canalhas corruptos inocentados !
A Bananolândia nunca será um país sério. Sempre será o país dos brasileiros super pacatos que reclamam, mas não fazem nada para mudar. Sempre será a país do samba, carnaval, futebol, leis brandas, assassinos, traficantes, corruptos, corruptores, juízes frouxos, STF fraco, impostos absurdos e de políticos descaradamente canalhas; de vereadores a presidente da república, não escapa praticamente ninguém, a coisa parece que esta no DNA, é uma espécie de câncer. NA BANANOLÂNDIA O CRIME COMPENSA E COMO COMPENSA. Uma pena, se fosse um país sério, poderia ser um país de 1º mundo, mas nunca será, uma pena. Um viva a Bananôlandia.
Um Pais e feito de grandes homens o Brasil esta sendo feito por facínoras,corruptos e
pessoas sem a minima qualificacao.Vejo um futuro muito sombrio para as futuras gerações que irão herdar um pais onde tudo que era bom e moral foi destruído!
Acho que depois do Aécio o STF deve devolver o mandato ao Demostenes também, porque o crime dele foi até menor.. País de vergonha de vagabundos..
E, também, a Delcídio do Amaral
O país está entregue nas mãos de malfeitores…E nada indica que vá mudar. Nem mesmo pelo voto. É só dar uma olhadinha nos “presidenciáveis”…
Criaram uma democracia blindada onde quem disputa eh os ” que podem pode” E a intenção eh faze la ainda mais neste formato com todos os acenos pra reforma política.
O voto é uma fraude no Brasil. É so uma maneira dar uma aparencia de legitimo ao que nao é. Nao sao os votos que elegem os candidatos, é quem conta os votos.