O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, e o secretário de Vigilância em Saúde do ministério, Wanderson Kléber de Oliveira estão presentes nesta quarta-feira (11) na comissão geral da Câmara para discutirem as ações preventivas de vigilância sanitária e possíveis consequências para o Brasil quanto ao enfrentamento do coronavírus (Covid-19). A sugestão do debate na Câmara é da deputada Carmen Zanotto (Cidadania-SC).
> Coronavírus: MPF recomenda cancelamento de passagens aéreas sem ônus
Acompanhe ao vivo:
Na tarde de hoje a Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou a pandemia de Covid-19. No Brasil, já são 37 casos confirmados até o começo da tarde desta quarta (11). O anúncio foi dado dois dias após o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, declarar que a ameaça de pandemia pelo Covid-19 “é muito real”.
O diretor-executivo do programa de emergências da OMS, Michael Ryan, explicou que a classificação do coronavírus como uma pandemia não é uma declaração de emergência internacional, e sim, uma descrição da atual situação. “É uma caracterização ou descrição de uma situação, não é uma mudança na situação”, ponderou.
Leia também
Repercussão do governo
O presidente da república Jair Bolsonaro (sem partido) disse ontem (10) que a “questão do coronavírus” não é “isso tudo” e que se trata muito mais de uma “fantasia” propagada pela mídia no mundo todo.
Publicidade*Com informações da Agência Câmara de Notícias
> De vetos a coronavírus: veja o que esperar do Congresso nesta quarta