A Anistia Internacional divulgou hoje (5) um vídeo que chama a atenção dos presidenciáveis brasileiros para o problema da violência. A entidade diz, no vídeo, que "o povo brasileiro foi traído mais uma vez", porque os governantes ignoraram o problema.
A secretária-geral da organização, Irene Khan, aparece narrando sua experiência ao visitar o morro do Borel, no Rio de Janeiro, e o bairro de Sapopemba, na periferia de São Paulo, no ano de 2003.
"O que eu vi foram comunidades que vivem com medo, que são marginalizadas e estigmatizadas. [São] comunidades duplamente vitimadas –vítimas do próprio crime e da brutalidade policial", afirma Irene.
A secretária-geral aparece conversando com autoridades brasileiras a respeito do problema, entre elas o presidente Lula e o ex-governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, ambos candidatos à Presidência.
"As mortes causadas por armas de fogo passam de 40 mil por ano, mas as autoridades se negam a enfrentar o problema, e fazem politicagem com a vida de todos os brasileiros", diz o narrador.
Uma cópia da gravação foi enviada aos candidatos à Presidência da República e aos governos estaduais.
Deixe um comentário