“Numa democracia representativa é muito importante que você tenha deputados e senadores com respaldo da população. Nada melhor do que um prêmio, com espaço para a votação das pessoas, dos cidadãos comuns, para a gente tentar dar o reconhecimento devido àqueles que se destacam, que têm iniciativas com algum valor para o coletivo da nação”, explica o presidente da associação, Antonio Sergio Riede.
Leia também
Segundo ele, o acompanhamento do trabalho de deputados e senadores no Congresso Nacional é uma das atribuições da entidade, sempre com uma visão crítica e suprapartidária. “A Anabb tem entre seus objetivos principais defender um Banco do Brasil útil à sociedade e defender os interesses legítimos dos nossos associados. E grande parte das questões que envolvem esses dois temas – Banco do Brasil e associados – passa pelo Congresso Nacional”, afirma.
A Anabb acompanha, com especial atenção no Congresso, as discussões relacionadas aos fundos de pensão, como a CPI que investiga as entidades fechadas de previdência, e a projetos de lei de interesse dos trabalhadores, como o que regulamenta a terceirização (PL 4330/2004) e o que garante mais poder ao representante dos empregados nos conselhos administrativos das estatais e empresas de economia mista (PL 6051/13).
Antonio Sergio Riede também ressalta que a credibilidade do trabalho jornalístico desenvolvido pela equipe do Congresso em Foco foi um dos elementos que motivaram o apoio da associação ao prêmio. “A gente entrou porque vê muita credibilidade no Congresso em Foco, vê a respeitabilidade que tem tanto a revista impressa quanto o site. Então nos dá tranquilidade estar alinhado com quem promove esse prêmio, que tem esse grau de reconhecimento”.
Publicidade
Prêmio Congresso em Foco
As votações para o Prêmio Congresso em Foco se encerraram no último dia 20. Os vencedores serão anunciados em 8 de outubro, na cerimônia de premiação, em Brasília. Em 2015, os congressistas disputam duas categorias gerais, “Melhores Senadores do Ano” e “Melhores Deputados do Ano”, que distinguirão os parlamentares que foram avaliados pelo público participante da votação pela internet como os de melhor desempenho desde o início da atual legislatura, iniciada em fevereiro de 2015. Os dez senadores e os 20 deputados mais votados serão premiados.
Também haverá uma distinção específica para os congressistas com menos de 45 anos de idade (“Parlamentares de Futuro”) e outras quatro categorias de premiação por áreas temáticas. Elas homenagearão os parlamentares que a sociedade julgar mais comprometidos com a defesa de “Cidadania e Justiça Social”, o “Combate à Corrupção e ao Crime Organizado”, a “Defesa da Agropecuária” e a “Profissionalização da Gestão Pública”.
Além destas categorias especiais, 186 jornalistas especializados na cobertura do Congresso Nacional elegeram entre os dias 8 e 10 de setembro os Deputados e Senadores que, ao seu ver, melhor representam a população na Câmara e no Senado. Na ocasião, a Anabb entregará o prêmio na categoria “Deputados mais Bem Avaliados pelos Jornalistas”.
Veja quais são os senadores mais bem avaliados pelos jornalistas
Veja quais são os deputados mais bem avaliados pelos jornalistas
O regulamento do prêmio estabelece que só podem concorrer os políticos que não respondem a ações penais ou inquéritos no Supremo Tribunal Federal (STF).
O Prêmio Congresso em Foco 2015 é patrocinado pela Ambev e pela Associação Nacional dos Funcionários do Banco do Brasil (Anabb).
Conta com o apoio da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), o Sindicato Nacional dos Fiscais Federais Agropecuários (Anffa Sindical), a Associação Nacional dos Peritos Criminais Federais (APCF), a Associação Nacional dos Defensores Públicos Federais (Anadef), o Sindicato Nacional dos Procuradores da Fazenda Nacional (Sinprofaz), a Associação Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil (Anfip), a Associação Nacional dos Procurados dos Estados e do DF (Anape), o Sindicato dos Médicos do DF (SindMédico-DF), e com as quatro entidades que integram o Ciclo de Gestão do Poder Executivo Federal: a Associação Nacional dos Especialistas em Políticas Públicas e Gestão Governamental (Anesp), a Associação dos Analistas de Comércio Exterior (AACE), a Associação Nacional dos Servidores da Carreira de Planejamento e Orçamento (Assecor) e a Associação dos Servidores do Ipea (Afipea).
O projeto tem ainda a parceria institucional do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Distrito Federal (SJPDF) e do site Vote na Web.
Deixe um comentário