Os deputados Francisco Praciano (PT-AM) e Ivan Valente (Psol-SP) apresentaram hoje (3) um requerimento à Comissão de Desenvolvimento Econômico para a realização de uma audiência pública sobre o caso Alstom. O colegiado votará amanhã, às 9h, o pedido dos parlamentares.
Uma investigação internacional apura a suspeita de um esquema de corrupção na empresa francesa Alstom, gigante corporação do ramo de infra-estrutura. De acordo com as investigações, funcionários da multinacional teriam pagado propina para a companhia vencer licitações no estado de São Paulo, comandado pelo PSDB desde os anos 1990.
Segundo o jornal norte-americano Wall Street Journal, que trouxe o assunto à tona, a Alstom liberou US$ 6,8 milhões, na forma de suborno, para obter um contrato de US$ 45 milhões com o Metrô de São Paulo. (leia mais)
"A realização desta audiência pública é fundamental para que os devidos esclarecimentos sejam prestados à Câmara e à sociedade brasileira. São denúncias seríssimas, de negociações escusas, que além do Metrô em São Paulo envolvem estatais federais como a Eletronorte, Eletrosul e Furnas", afirma Ivan Valente. (Rodolfo Torres)
Deixe um comentário