O governador de Minas Gerais, Aécio Neves (PSDB), recebe amanhã em Belo Horizonte, para um almoço, sete deputados federais tucanos. O encontro é mais um esforço do mineiro de tentar se firmar dentro do partido, visando a candidatura à presidência em 2010.
Além de seu principal articulador político no Congresso, o primeiro vice-presidente da Câmara, Narcio Rodrigues (MG), participam do almoço o líder da minoria Júlio Redecker (RS), o líder da legenda na Câmara, Antônio Carlos Pannunzio (SP), e os deputados Jutahy Júnior (BA), Sebastião Madeira (MA), Leonardo Vilela (GO) e Eduardo Gomes (TO).
Os convidados do almoço afirmaram ao Congresso em Foco que o encontro será para debater o contexto político. “Isso é normal. Vários deputados do PSDB também já se reuniram com o governador José Serra”, antecipou Antônio Carlos Pannunzio, sem ser questionado se o mesmo já havia acontecido com o governador de São Paulo. Procurada na quinta-feira, a assessoria do governador mineiro não confirmou o encontro.
Leia também
Aécio Neves quer de toda forma ser o próximo presidente da República, e para isso junta apoio em torno da eventual candidatura, articulando com vários setores do Congresso Nacional. Por ter sido presidente da Câmara no biênio 2000-2001, ele ainda conta com muito prestígio na Casa.
“Ele tem o apoio aqui de mais de 200 congressistas”, garante Narcio Rodrigues. Ele cita, inclusive, nomes de peso, como o ex-presidente e senador José Sarney (PMDB-AP) e o ex-governador baiano, o senador Antônio Carlos Magalhães (DEM).
A aposta do grupo Aécio Neves no PSDB é agregar o máximo possível de apoio em torno do mineiro, para superar o governador paulista José Serra, hoje o preferido do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, que exerce grande influência na legenda.
Serra
Apesar das declarações de José Serra na semana passada, quando colocou o governador mineiro Aécio Neves como o principal candidato à presidência pelo PSDB em 2010, deputados ligados ao governador paulista afirmam que ele está sim se preparando para disputar o pleito.
“Ele é candidatíssimo”, frisa o deputado José Aníbal (PSDB-SP). A declaração de Serra teria sido uma bela peça política, já que Aécio Neves vinha falando há algumas semanas pelos jornais da vontade de ser candidato.
O presidente nacional do PSDB, senador Tasso Jereissati, joga água fria. “Ainda está muito cedo para pensarmos nisso. Vamos esperar as eleições de 2008”, declarou ao Congresso em Foco. Mesma opinião de Jutahy Júnior e Pannunzio, dois dos que vão provar a comidinha mineira amanhã, em Belo Horizonte. (Lucas Ferraz)
Deixe um comentário