Candidato tucano à presidência da República, o governador Geraldo Alckmin (SP) acelerou seus gastos com propaganda nos últimos meses. Segundo reportagem da Folha de S. Paulo de domingo, entre janeiro a setembro de 2005, a média de liquidação (liberação do pagamento mediante reconhecimento do serviço prestado) das despesas com propaganda do gabinete de Alckmin era de R$ 2,3 milhões mensais. De outubro a fevereiro deste ano, a média dobrou, chegando a R$ 4,6 milhões.
O aumento das despesas com propaganda coincide com o momento em que Alckmin iniciou sua luta pela candidatura tucana à presidência. À Folha, a Secretaria de Comunicação do governo Alckmin negou que o aumento esteja atrelado ao calendário eleitoral. Disse que os gastos publicitários sempre aumentam no final do ano, por conta de prestações de contas à população.
Em 2003, ano em que Alckmin tomou posse, os gastos foram, sim, maiores em dezembro. Mas em 2004, quando houve eleição municipal, a média de gastos no último trimestre não superou a do restante do ano. Na ocasião, Alckmin era cabo eleitoral de Serra, então candidato à prefeitura. Os gastos publicitários foram maiores no período da campanha, em agosto e setembro.
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