Os candidatos à Presidência da República parecem que encontraram uma nova forma de fazer campanha política. Pela primeira vez em uma disputa, eles estão investindo em sites de relacionamento, como o Orkut. A maior comunidade de um presidenciável no site internacional de relacionamentos é a do candidato tucano, Geraldo Alckmin. Até as 19h17 de ontem (17), eram 81.458 membros.
A comunidade "Nós votamos Lula presidente" aparece em segundo lugar, com 46.541 membros. A senadora Heloísa Helena (Psol) figura no terceiro lugar, com 44.442. Segundo a agência internacional Reuters, ela foi a candidata que mais cresceu nos últimos dias, um salto de quase 3 mil novas adesões desde a segunda-feira.
Na opinião do jornalista Marcelo Tas, o movimento tem uma ligação direta com a nova legislação eleitoral, que restringiu bastante a margem de manobra dos candidatos na propaganda. "As pessoas com criatividade vêm conseguindo gerar novos meios de divulgação. Só o horário eleitoral não basta. Estou adorando esse barulho na Internet, pois apresenta uma conversa que não existe nos debates da TV", afirmou.
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A professora da Universidade de São Paulo (USP) e especialista em mídia eletrônica Beth Saad afirma que o problema encontrado nessa nova forma de fazer campanha é que o Orkut deixa um pouco de desempenhar sua função e passa a ser uma comunidade de propaganda eleitoral.
Atualmente, o Brasil é o país com o maior número de membros no Orkut, atingindo aproximadamente 15 milhões de usuários. As comunidades dos candidatos, de uma forma geral, são criadas por militantes partidários. Nos tópicos sobre os assuntos discutidos, os internautas convocam colegas virtuais para carreatas, comícios e até protestos.
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