O candidato do PSDB à presidência, Geraldo Alckmin, acusou hoje o presidente Lula de agir de forma eleitoreira ao prometer ontem a antecipação, para setembro, do 13° salário dos aposentados do INSS. Com a medida, o recurso será depositado praticamente na véspera da eleição, marcada para 1° de outubro.
Petistas reagiram às críticas e lembraram a decisão do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, que pouco antes das eleições de 1998, quando tentava a reeleição, manteve o câmbio fixo para valorizar o real. Depois da votação, o dólar voltou a subir.
O tucano criticou o fato de a primeira antecipação do benefício na história da Previdência ter sido feita justamente na véspera da eleição. “É muito bom antecipar o 13º. Em São Paulo, há oito anos pagamos metade no aniversário do funcionário. A diferença é que fazemos isso há oito anos. (O Lula) faz essa política atrasada de fazer as coisas em véspera de eleição”, afirmou.
“O governo FHC/Alckmin fez pós graduação e doutorado em medidas eleitoreiras e deve analisar os outros à sua semelhança. Quem fez a medida demagógica quando segurou o câmbio foi FHC”, provocou o líder do PT na Câmara, Henrique Fontana (RS).
Leia também
Segundo o petista, a antecipação do 13º salário foi discutida com os aposentados. “É uma medida de apoio à condição de vida dos aposentados. A oposição é que fez demagogia quando propôs 16,67%”, disse ele se referindo à medida provisória do salário mínimo.
Deixe um comentário