Em breve discurso, o senador José Agripino (PFL-RN), candidato a presidente do Senado, prometeu, se eleito, trabalhar para que a Casa tenha um papel mais ativo na discussão dos grandes temas nacionais.
O senador disse que, uma vez no cargo – "que espero ganhar", observou –, não poderá impedir que o Executivo baixe um número excessivo de medidas provisórias. Mas poderá ampliar o debate sobre os assuntos tratados, tendo como inspiração os parâmetros constitucionais. De acordo com a Constituição, toda MP deve obedecer aos preceitos da relevância e urgência.
Num tom moderado, ele afirmou que trabalhará pela governabilidade e pela estabilidade do país, buscando formas, no entanto, de possibilitar ao Senado a ampliação de sua capacidade de iniciativa e de produção legislativa. Na sua opinião, elas são hoje muito prejudicadas pelas MPs que a todo tempo obstruem a pauta.
Agripino destacou as áreas de segurança pública, as reformas tributária e trabalhista e a retomada do crescimento como os principais temas dos quais os senadores devem se ocupar.
Leia também
Deixe um comentário