O primeiro-secretário da Câmara, Inocêncio Oliveira (PL-PE), encerrou exatamente às 15h o primeiro turno das votações para a escolha do novo presidente da Casa. As urnas já foram abertas e a contagem dos votos começou às 15h12. Não há expectativa de horário para o término das apurações. Ao todo, 507 deputados votaram. O último a depositar o voto na urna foi Virgílio Guimarães (PT-MG), que chegou às 14h57 no plenário para escolher seu candidato.
O primeiro-secretário faz a contagem dos votos auxiliado por dez parlamentares indicados pelos partidos. Para que um dos candidatos vença a eleição, ele precisa ter a metade dos votos válidos mais um. Porém, entre os parlamentares, é praticamente certo que nenhum dos deputados inscritos na disputa alcance a marca. Os candidatos José Thomaz Nonô (PFL-AL) e Aldo Rebelo (PCdoB-SP), por enquanto, estão praticamente empatados.
Se a expectativa for confirmada, será realizado o segundo turno das votações, que já está marcado para as 18h. Somente os dois candidatos mais votados concorrem nessa etapa. Cada um dos escolhidos tem direito a mais quinze minutos para discursar na tribuna. Após isso, Inocêncio dá início à nova votação.
Leia também
Deixe um comentário