Desde as 13h os deputados estão votando na eleição do novo presidente da Câmara. A votação é secreta, em cédulas de papel e em cabine fechada. Até as 14h25, 491 dos 501 deputados que haviam registrado presença em Plenário haviam votado. Encerrada a votação, prevista para as 15h, a mesa diretora iniciará a apuração.
Se nenhum dos candidatos obtiver mais da metade dos votos, ou seja, o apoio de 257 deputados, será convocada imediatamente a votação em segundo turno, com os dois mais bem votados. No segundo turno, marcado para as 18 horas, será eleito aquele que obtiver maioria simples.
Antes de iniciar a votação, cada um dos oito candidatos registrados teve 15 minutos para expor suas propostas. Durante os seus pronunciamentos, o presidente do PMDB, deputado Michel Temer (SP), e o deputado Vanderlei Assis (PP-SP) renunciaram às suas candidaturas. O primeiro declarou apoio a José Thomaz Nonô (PFL-SP), o outro, a Ciro Nogueira (PP-PI). Também estão na disputa os deputados Aldo Rebelo (PCdoB-SP), que tem apoio do governo, Alceu Collares (PDT-RS), Jair Bolsonaro (PP-RJ) e Luiz Antonio Fleury (PTB-SP).
Deixe um comentário