O Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) promove, nesta segunda-feira (21), o seminário “O Futuro das Melhorias Habitacionais no Brasil”. O evento tem apoio do Ministério das Cidades, da startup Vivenda e de outros entes públicos e privados. No evento, que é realizado no Dia Nacional da Habitação, o BID apresentará iniciativas de apoio a famílias de baixa renda para reformas residenciais e discutirá os desafios para ampliar a oferta dessas soluções.
O BID lançará duas iniciativas com apoio aos setores público e privado para a ampliação de oportunidades de melhoria habitacional. Uma delas é o projeto ReFormar, idealizado pelo laboratório de inovação BID Lab em parceria com a startup Vivenda. A outra é a coletânea Melhoria Habitacional Sustentável, liderada pela Divisão de Habitação e Desenvolvimento Urbano do BID e elaborada em conjunto com as Secretarias Nacionais de Habitação e de Periferias do Ministério das Cidades.
O evento terá a participação do ministro das Cidades, Jader Filho, de secretários nacionais de habitação e de periferias, lideranças do BID e de três ex-ministros da pasta. O seminário “O Futuro das Melhorias Habitacionais no Brasil” será realizado das 14h30 às 18h com transmissão ao vivo.
Estudos realizados desde os anos 2000 pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) apontam que 90% de todo o investimento realizado por países da América Latina e do Caribe, no setor habitacional, foi concentrado na produção de novas moradias, embora 94% do déficit habitacional da região tenha origem qualitativa. No Brasil, de acordo com dados da Fundação João Pinheiro, há cerca de 25 milhões de moradias consideradas inadequadas para se viver, em que ações como a realização de pequenas reformas poderiam endereçar o problema de forma muito eficiente e com menor pegada ambiental.
Deixe um comentário