Política Viva: nova coluna do Congresso em Foco focará no engajamento social

O Congresso em Foco lança nesta sexta-feira (20) a coluna Política Viva. O nome é o mesmo do movimento político apartidário do qual fazem parte os seus autores, que se revezarão neste espaço de opinião e troca de ideias. Desde 2013, o Política Viva procura debater as boas práticas políticas, valorizando a participação da sociedade, construir pontes e preservar a jovem democracia brasileira por meio do diálogo. O primeiro texto, que publicamos hoje, é de autoria de Rosangela Lyra, empresária e fundadora do movimento.

> Leia aqui o primeiro texto da coluna completa do Política Viva

O Política Viva nasceu após a saída de Rosangela da presidência de uma multinacional francesa, que, por contrato, não permitia que ela se manifestasse publicamente sobre temas políticos. “Era uma coisa que eu gostava e apreciava. Era latente”, disse a administradora de empresas ao Congresso em Foco.

O projeto ganhou asas após seu desligamento da companhia e se transformou em um grupo, que reúne políticos, cientistas políticos, estudiosos e curiosos sobre o tema. Nos encontros e bate-papos, a turma busca discutir a cultura política trazendo o debate social para o dia a dia. O movimento é suprapartidário e convida políticos e personalidades ligadas aos partidos de todos os espectros políticos a participar. Neste ano o Política Viva se transformou em instituto.

Além de Rosangela Lyra, assinarão a coluna Política Viva Aristogiton Moura, Pedro Pontual, Giselle Agnelli e Laercio Vasconcelos. Em sua estreia, “A vitória do bom senso”, Rosangela reflete sobre a vitória do democrata Joe Biden nas eleições presidenciais americanas.

A derrota de Trump paralisou o processo em andamento de destruição planetária através do desprezo sistemático às questões ambientais, da guerra fomentada pelo polarização, mentira e ódio e da segregação provocada pelo fanatismo religioso”, diz trecho do artigo. Para ela, a vitória de Biden “intensifica conceitos deixados de lado nos últimos quatro anos, como o multilateralismo, a solidariedade e a cooperação entre os povos”.

Rosangela preside a Associação Comercial dos Jardins desde 2005 e mais recentemente a Associação Comercial do Itaim. Foi responsável pela obra de revitalização da Oscar Freire, também na capital paulista.

> Política viva: A vitória do bom senso

Continuar lendo

Assine e obtenha atualizações em tempo real em seu dispositivo!