Estamos mudando o site. Participe enviando seus comentários por aqui.

Os diversos cafés da manhã pelo mundo

 

A primeira refeição do dia, chamada de pequeno-almoço em Portugal, pode variar muito de um país para outro. Na Turquia, o típico café da manhã é farto, equivale a um almoço, degustado nos fins de semana e nas férias. Não podem faltar salada de tomate e pepino, azeitonas e queijo branco (parecido com queijo feta grego, feito com leite de cabra ou de vaca e mantido em salmoura) e pães diversos.

Ovos são obrigatórios e servidos em diferentes estilos: cozidos ou fritos com linguiça típica, sucuk, condimentada e feita com carne de gado. O ovo pode ser preparado segundo a receita menemem, parecido com ovos mexidos, leva tomates picados e pimentão verde típico da costa turca do Mediterrâneo. Como no Brasil, há variações regionais do café da manhã, mas em todas toma-se a versão turca do chá preto.

Aqui ao nosso lado, os argentinos gostam de um croissant quentinho no café, lá são media lunas, e no interior toma-se mate, também hábito entre os gaúchos. Os espanhóis adoram um Pan a la Catalana ou Pan con Tomate, temperado com um pouquinho de alho, suco de laranja e café. A receita pode ser enriquecida com vários ingredientes, como queijo, presunto ou salsichas.

Na França, o desjejum tem os legítimos croissants franceses acompanhados de manteiga, geleia de frutas, café e suco de laranja. A baguete é também muito solicitada, assim como os famosos queijos. Na Itália, a prima colazione inclui um cappuccino feito com grãos de café forte e um croissant à italiana (cornetto).

Os chineses começam o dia com um macarrão oriental, acompanhado de vegetais fritos e shoyu. Costumam também consumir arroz e carne de frango. No Japão, um típico café da manhã tem tofu acompanhado de peixe e de arroz.

Os Estados Unidos são conhecidos pela pesada primeira refeição do dia, mostrada em muitos filmes. Tem ovos mexidos, bacon frito e panquecas. O café é servido bem fraco. No mundo inteiro, se você não quiser um café forte pode pedir american coffee. Geralmente é servido numa xícara grande, o tradicional mug (caneca), e mais fraco.

Certamente há muitas outras iguarias e quitutes presentes à mesa do desjejum ao redor do mundo. Elas traduzem os hábitos gastronômicos e a cultura culinária dos diferentes povos. Com tantas variações e sotaques nas receitas, o café da manhã se torna uma atração à parte nas viagens.

<<Mais sobre gastronomia

Continuar lendo