O embaixador da China no Brasil, Yang Wanming, rebateu as falas do ministro da Economia, Paulo Guedes, de que os chineses teriam “inventado o vírus” da covid-19. O representante máximo do governo chinês no país lembrou, em sua rede social, que a China ainda é o principal fornecedor de vacinas e insumos de imunizantes ao Brasil.
Até o momento, a China é o principal fornecedor das vacinas e os insumos ao Brasil, que respondem por 95% do total recebido pelo Brasil e são suficientes para cobrir 60% dos grupos prioritários na fase emergencial. A Coronavac representa 84% das vacinas aplicadas no Brasil. pic.twitter.com/smPN4jzsXA
— Yang Wanming (@WanmingYang) April 27, 2021
A mensagem do embaixador chinês veio horas depois da fala de Paulo Guedes. Em uma reunião do Conselho de Saúde Suplementar, Guedes buscou elencar desvantagens dos orientais em relação aos Estados Unidos.”O chinês inventou o vírus, e a vacina dele é menos efetiva do que a americana”, provocou Guedes. “O americano tem 100 anos de investimento em pesquisa”.
Questionado, Guedes disse que não sabia que estava sendo gravado. Para o deputado Fausto Pinato, líder da frente parlamentar Brasil-China, a fala ameaça a importação de insumos para vacinas contra a covid-19.
A fala de Paulo Guedes entrou para uma coleção de declarações de membros do gabinete de Jair Bolsonaro sobre a atuação chinesa durante a pandemia. Bolsonaro pessoalmente já criticou a vacina sino-brasileira Coronavac, que hoje é a responsável por cinco a cada seis doses aplicadas no Brasil. Ex-ministros de Bolsonaro, como Ernesto Araújo (Relações Exteriores) e Abraham Weintraub (Educação) já se manifestaram de maneira a tentar associar o vírus ao país,
> CPI da Covid foca em atraso de vacinas. Veja possíveis caminhos da comissão> Bolsonaro reedita MP que permite redução de jornada e corte de salários:
Pelo que se sabe, estamos comprando essas vacinas sejam de quem for, nada é de graça,e tirando os EUA ,o resto do mundo está penando para conseguir, vejam o caso da Argentina, que está a um ano em lockdown e os casos estão aumentando, e não tem conseguido as vacinas,mesmo com contratos assinados a um ano!…E olhe que a China já instalou uma base lá nos pampas deles!
Fornece, MAS NÃO DE GRAÇA, nem economicamente, nem politicamente!
Sim, e?
Huawei, 5G, carne com covid, soja, etc.
Basta escolher algum…
???
Todo o fato em si mostra o quão sem-noção é (mais uma vez) o comportamento deste governo no trato com a China, por causa dos números lembrados pelo embaixador chinês. Mas, o suprassumo do absurdo – talvez, além de absurdo, humilhante é outra palavra que descreve também corretamente a situação – é que ele foi vacinado com Coronavac!
Mas, por que não exigiu ser vacinado com AstraZeneca? Com Janssen, com Pfizer, etc?, que são as vacinas, no entender dele, superiores por serem ocidentais
E até a Astrazeneca tem componentes chineses! Esse é um governo de desconstrução, não constroi nada e atrás de si deixa uma terra arrasada. É um desastre.