Desde o início do mandato do presidente Jair Bolsonaro, em 2019, ao menos 124 medidas adotadas pelo Ministério do Meio Ambiente podem ter gerado algum tipo de risco às políticas de proteção ambiental no Brasil. O levantamento é de pesquisadores ambientais e foi organizado pelo Instituto de Estudos Socioeconômicos (Inesc). Ele traz uma radiografia das medidas apresentadas até o momento pela gestão de Ricardo Salles.
Acesse o relatório completo”:
A pesquisa analisou 524 medidas administrativas da pasta desde janeiro de 2019. Nela há citações a pelo menos 76 de risco médio, 38 de risco alto e 10 de risco muito alto de perda da capacidade proteção ambiental. Seriam medidas eminentemente técnicas, como instruções normativas e portarias, voltadas a enfraquecer medidas de fiscalização de órgãos como o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).
Leia também
Há também medidas voltadas, de acordo com o estudo, a enfraquecer a estrutura do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), responsável por gerir as unidades de conservação nacionais. O levantamento indicou que ao menos 40 medidas de médio, alto e muito alto risco vieram direto do instituto.
O estudo, chamado “Dando Nome Aos Bois”, rememora a a controversa frase dita pelo ministro na reunião ministerial de 22 de abril do ano passado. Na ocasião, o ministro afirmou que, por conta da atenção da sociedade na pandemia de covid-19, era o momento de “ir passando a boiada e mudando todo o regramento e simplificando normas.”
Alessandra Cardoso, que redigiu o relatório e integra a assessoria política do Inesc, reitera que o estudo aponta uma tendência do atual governo. “De fato, nestes dois primeiros anos do governo bolsonaro, confirmando a própria estratégia do Salles, houve uma ação de editar atos normativos internos para produzir uma flexibilização da legislação e dos órgãos”, explicou. Ainda de acordo com ela, “o ministério do Meio Ambiente foi tomado de assalto pelo Salles, agora a gente sabe disso, pelo Salles – que está seguindo uma estratégia do governo de desmontar a política ambiental e a capacidade institucional do órgão.”
Alessandra argumenta que, por mais que a área ambiental seja fruto de constantes cortes de orçamento – que trespassam governos – o que ocorre hoje é “sem precedentes”. A proposta do estudo é corroborar com outros levantamentos do tipo feitos desde o início dos mandatos de Salles e Bolsonaro, além de indicar medidas que devem ser revistas em futuros governos.
Missão essa que será mais difícil do que parece, conforme a avaliação da assessora.”Embora seja até mais fácil de reverter em um outro governo, é mais fácil que reverter um processo legislativo, que tem todo um processo de aprovação no Congresso Nacional, o fato é que é muito difícil reverter todas as medidas infralegais, porque são muitas e é medida a medida”, aponta.
> Apoio a impeachment de Bolsonaro é maior nas ruas do que no Congresso
> Randolfe apresenta requerimento para convocar Bolsonaro à CPI da Covid
Governo honesto e adepto da nova política é outro naipe mesmo.
O delegado da PF teve que ir direto para o STF para driblar o “representante” do rei das rachadinhas no Ministério da Justiça e o ministro do STF teve que driblar o “representante” do rei das rachadinhas na PGR para evitar o vazamento da operação. E para completar, o tal “representante” do rei das rachadinhas está tentando desesperadamente afastar o ministro do STF dessa ação.
Bolzonaro gosta tanto de brasileiro, do povo, de gente, que aqui ele não usa máscara e no Equador, usa por medo de ser preso por desobediência….
Governo d eincompetentes….De mamateiros, de corruptos, de gananciosos, de bandidos e genocidas……Cada vez que leio que a mamata acabou, dá vontade de dar um tapa bem dado de mão aberta na orelha de quem escreve estas idiotices, para aprender a ser homem , verdadeiramente de bem, e não cupincha de evangélico e católico corrupto e incompetente( não todos, existem milhões de católicos e evangélicos DE BEM)..Agora é assim, se falar na minha frente que a corrupção acabou, além de ser chamado de mentiroso, vai levar uma bem dada na orelha…
Na Internet você é macho pra falar isso. Quero ver você falar isso olhando na minha cara. Mas fica tranquilo que seis anos passam rapidinho. Vão ter que aguentar o capitão até o talo.
Falo na tua cara e meto a mão na tua orelha, seu sacripanta, defensor de bandido e genocida….Graças a deus, teu capitão e toda corja, incluindo vc, irão para o limbo daonde nunca deveriam ter saido..e pode levar o corrupto do Lula junto pq de corrupção vcs entendem…
Nossa, a menina está braba. Fica tranquila que seis anos passam rapidinho.
Quem apoia genocida no poder consegue ser pior que o próprio…. Vc me acha menina? Normalmente quem tem problema sexual mal resolvido, constuma jogar seus defeitos nos outros.. Jamais te chamarei de menina.. Mas de apoiador de corrupto e genocida sim… Meu voto anula o teu… E pode apostar, vais tomar muita na orelha ainda…
disse o INCEL espinhudo que paga de macho num pseudônimo ridículo e que na verdade sobrevive de 5 x 1 hahaha
Os representados pelo Ministro do Ambiente, com certeza não deve estar satisfeito com a sua atuação, e pode sofrer consequências no futuro com a queda das exportações.
Entretanto , até o momento nenhuma sinalização nesse sentido. Muito estranho isso.
Tem várias sinalizações sim. O tratado com a Europa está na gaveta como também a entrada na ocde. Os Estados Unidos estão desempenhando função do Ibama do Brasil, redes eurpeias de supermercados já recusam determinados produtos brasileiros, e assim vai.
Caro Felix, concordo com seus dados.
Porém exige-se que as manifestações deveriam partir pelos setores afetados pela atuação perniciosa do Ministro. Afinal são eles que vão sofrer as consequências.
E isso é muito estranho.
O Brasil inteiro sofre ou sofrerá as consequências. As chuvas que permitem a agricultura no Sul, se formam na, e vêm da, região amazônica. O desmatamento vai afetar o país sem exeção. O setor da agricultura já tentou intervir junto ao bozo, mas o cara é ultra tapado e não escuta ninguém.
Nota-se que você é uma pessoa bem informada.
Essas informações não constam nas mídias “abertas” ……….
Procure na internet por Rios Voadores e vai encontrar o resultado de pesquisas a respeito da origem e o movimento das chuvas no Brasil.
O maior ato de agressão ao meio-ambiente é o nascimento de um ser humano. Enquanto não parar de nascer gente, o meio-ambiente não parará de ser agredido. A. L. M. B.
..E enquanto isso não acontece, a gente deixa um que vai passando a boiada para acabar de vez com a natureza….
Faça sua parte então e suma deste planeta, bovino
Alguém precisa desfazer toda a podridão jurídica da esquerda corrupta, travada de modo a facilitar propinas e ancorar o país, ué!… https://uploads.disquscdn.com/images/ed6f7458bdf73a2ec968b605345828066bfdd3049580ca0b984f6910f103da8a.jpg
Daqui a pouco o que está no cavalo também vai estar na cela, junto com o ministro citado no texto. A PF já descobriu a corrupção e está providenciando isto.
Rs……Eita medo do Lula hein santista?? Ouvi dizer que se lula entrar novamente vai cassar os 2 títulos mundiais do Santos, validar o do Palmeiras (pra ficar bem com o eleitor do coiso) e dar 456 pro cutintia….
o gado agonizante faz campanha de graça pro barbudo e nem percebe…
a propósito, esse daí da foto é você? Sim, o cavalo onde o mito senta em cima…