Solidariedade vai deixar bloco de Lira para apoiar Baleia Rossi

A Executiva Nacional do Solidariedade, que tem 14 deputados federais, se reuniu nesta segunda-feira (18) para definir a posição na disputa pela presidência da Câmara.  O Congresso em Foco havia confirmado nesta manhã com um importante integrante do partido que a decisão é de compor o bloco do deputado Baleia Rossi (MDB-SP). A posição foi decidida pelo partido nesta tarde (veja nota no final do texto).

As principais informações deste texto foram enviadas antes para os assinantes dos serviços premium do Congresso em Foco. Cadastre-se e faça um test drive.

A ação representa um revés para a candidatura de Arthur Lira (PP-AL), que contava com o apoio do Solidariedade, cujo líder Zé Silva (Solidariedade-MG), tem defendido o voto no colega do PP. O site apurou nesta manhã que a posição do líder é minoritária e que a legenda decidiu pelo apoio ao presidente do MDB.

Baleia, cuja candidatura é articulada pelo presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), tem o apoio formal do MDB, DEM, PSDB, PT, PSL, PSB, PDT, PCdoB, Rede, Cidadania e PV.

Já Lira, cujo o principal padrinho é o presidente Jair Bolsonaro, tem o endosso do PP, PL, PSD, Avante, Patriota, Republicanos e busca a confirmação do PTB e do Pros.

Apesar disso, o líder do PP aposta em traições no bloco de Baleia, principalmente no PSL, PSDB, PSB e DEM.

Após o Solidariedade formalizar a mudança de posição, Maia  e Baleia foram para sede do partido em São Paulo e se reuniram com o presidente nacional, Paulinho da Força  (Solidariedade-SP), e demais membros da Executiva Nacional.

Leia a íntegra da nota do partido:

Solidariedade decide apoiar Baleia Rossi para presidência da Câmara Federal

O Brasil, neste momento difícil em que vive, exige que haja grande equilíbrio na conjuntura da política nacional. É fundamental buscar convergências favoráveis à formação não só de um vasto e indispensável campo em defesa da democracia, mas a garantia sempre necessária e completa da autonomia nas decisões do Congresso Nacional.

Não bastasse isso, o enfrentamento da maior crise sanitária e de um dos mais graves índices de desemprego na história do país devem ser enfrentados com soluções bem negociadas pelos poderes Executivo e Legislativo, sem subordinação de qualquer espécie.

Por essas razões, incluindo o necessário enfrentamento pelo poder Legislativo na tão dramática pandemia, na crise econômica e no gravíssimo desemprego de milhões de trabalhadores brasileiros, que o SOLIDARIEDADE decide apoiar a candidatura do deputado Baleia Rossi à presidência da Câmara Federal para o biênio 2021/2022.

O conjunto político-partidário formado em torno da candidatura e os compromissos assumidos por ele para esse equilíbrio e independência indispensáveis entre os poderes da República são as razões que fazem o SOLIDARIEDADE se empenhar também pela adesão de outras forças sociais e políticas no apoio à candidatura de Baleia Rossi à presidência da Câmara Federal. São Paulo, 18 de janeiro de 2021

Paulo Pereira da Silva, deputado federal e presidente nacional do Solidariedade

>Dissidentes do DEM e PSDB acompanham Arthur Lira em viagem de campanha

 

Continuar lendo

Assine e obtenha atualizações em tempo real em seu dispositivo!