Sérgio Souza é o novo presidente Frente Parlamentar Agropecuária

O deputado Sérgio Souza (MDB-PR) foi eleito o novo presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA). Ele vai coordenar os trabalhos do colegiado durante os próximos dois anos. A decisão foi tomada em reunião realizada nesta terça-feira (1). O parlamentar atuava até então como vice-presidente da FPA e substitui o deputado Alceu Moreira (MDB-RS).

>Resultados de PT e PSDB nas eleições mostram fortalecimento de centro-direita

Ao assumir a direção da Frente, Souza apontou que os principais desafios a serem enfrentados são o estabelecimento de maior segurança jurídica para produtores e uma construção da "real" imagem do agronegócio brasileiro perante o mundo.

Para o congressista, impera no Brasil e em outros países uma visão distorcida sobre o setor. “É necessário que a população saiba a importância do agro do Brasil, não só para o país, mas também para o planeta”, defendeu.

Em entrevista ao Congresso em Foco, o parlamentar afirmou que estreitar laços comerciais com a China e outros países estão entre as preocupações do colegiado.

"Nós vamos estreitar ainda mais os laços com a China. Nós precisamos deles assim como eles precisam da gente. A maior preocupação do chinês hoje é a segurança alimentar e nenhum país do mundo tem como dar essa segurança para eles igual ao Brasil", explicou.

Outro ponto apontado por Sérgio Souza é a preocupação da Frente com o desmatamento e queimadas ilegais. Para ele, o tema precisa ser enfrentado "veementemente". O deputado afirmou ainda que a regularização fundiária é uma importante pauta que precisa avançar no Brasil, "que tem uma antropização maior nos últimos 50 anos, no interior do país". Segundo ele, a medida deve gerar segurança, por exemplo, para produtores estabelecidos em áreas de assentamento de reforma agrária feito por governo anteriores, que ainda foram não regularizadas.

Perfil

Sérgio Souza nasceu na região do Vale do Ivaí (PR) é graduado em direito com especialização em direito eleitoral. Iniciou sua vida pública como senador entre os anos de 2011 e 2014.  Atualmente, cumpre o seu segundo mandato consecutivo como deputado Federal pelo MDB paranaense.

Na vida política, o parlamentar tem se dedicado a temas ligados principalmente à Agropecuária, saúde, educação, entre outros temas. Souza votou com o governo em 90% das votações da Câmara, segundo o levantamento do Radar do Congresso.

Entre as suas principais atuações no Congresso, estão as comissões de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural, colegiado em que foi presidente; e de Finanças e Tributação, bancada que tem a sua presidência.

>Senado cancela sessão desta terça e marca deliberações para quarta e quinta

Continuar lendo