Senadores pedem que STF obrigue Pacheco a instalar CPI da pandemia

Os senadores Alessandro Vieira e Jorge Kajuru, do Cidadania, apresentaram um mandado de segurança com pedido liminar ao Supremo Tribunal Federal pedindo que a Corte determine a instalação da CPI da pandemia no Senado Federal.

Em fevereiro foi protocolado um pedido instalação da comissão encabeçado pelo senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) e subscrito por outros 30 parlamentares. Desde então, o requerimento está parado.

"Cerca de quarenta dias após a eleição e posse do atual presidente do Senado não houve qualquer andamento ou adoção de medida no sentido de providenciar a instalação da CPI. Até a presente data o requerimento sequer foi dado como lido, razão pela qual ainda não consta no sistema do Senado qualquer tramitação referente à CPI em comento", argumentar Kajuru e Alessandro Vieira.

Em entrevista ao programa Roda Viva, no começo de março, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco - eleito com o apoio de Jair Bolsonaro - afirmou que a instalação da CPI seria contraproducente e que ele não quer ver "o circo pegar fogo".

Pacheco não tem prazo para dar andamento ao pedido protocolado pelos senadores.

Continuar lendo