Projeto que prorroga dívidas rurais é aprovado por senadores e vai à Câmara

Os senadores aprovaram, em sessão deliberativa remota desta terça-feira (26), projeto do senador Mecias de Jesus (Republicanos-RR) que prorroga as dívidas rurais contraídas por pequenos produtores devido à pandemia de covid-19 (PL 1543/2020). O texto segue para análise da Câmara dos Deputados.

Senado aprova projeto que obriga hospitais a ceder leitos desocupados ao SUS

A proposta visa a proteger os agricultores e empreendimentos familiares, alcançando as operações formalizadas por meio do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf).

As instituições financeiras ficam autorizadas a prorrogar o vencimento das parcelas vencidas ou com vencimento no período de  1º de janeiro de 2020 a 31 de dezembro de 2020. No texto original, estavam englobadas as operações com vencimento entre 1º de março de 2020 e 31 de dezembro de 2020. Para atender resolução do Conselho Monetário Nacional (CNM), o relator, senador Zequinha Marinho (PSC-PA), ampliou o prazo de março para janeiro deste ano.

O relator também modificou o texto para estipular que a suspensão do pagamento poderá ocorrer por até um ano. O texto original estipulava que a prorrogação poderia ocorrer pelo período mínimo de um ano.

Por sugestão da Confederação Nacional da Agropecuária (CNA), será atendido um número maior de produtores rurais nas modalidades de custeio, comercialização e investimento. Assim, serão contemplados todos os trabalhadores cujas atividades de comercialização da produção e de distribuição tenham sido prejudicadas em decorrência das medidas de distanciamento social adotadas.

Leia a íntegra do relatório aprovado.

Na prorrogação das dívidas rurais, não incidirá Imposto sobre Operações de Crédito, Câmbio e Seguros (IOF). Essa prorrogação também não implicará restrição bancária nem qualquer limitação para concessão de novos financiamentos para a safra 2020/2021.

Bolsonaro dá aumento a policiais na véspera de congelar salário de servidor

Continuar lendo

Assine e obtenha atualizações em tempo real em seu dispositivo!