O líder da oposição na Câmara, deputado André Figueiredo (PDT-CE), disse ao Congresso em Foco que vai protocolar na Casa Legislativa um pedido de convocação (íntegra) do ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo.
A medida precisa ser aprovada em votação pelos deputados e é tomada para que o Itamaraty se pronuncie sobre o ataque feito pelo deputado Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) à China, principal parceiro comercial do Brasil. O país foi acusado pelo filho do presidente de causar a pandemia do coronavírus.
Assinantes do Congresso em Foco Premium receberam com antecedência as informações constantes desta matéria. Assine agora você também!
> Maia tenta apagar incêndio com a China causado por Eduardo Bolsonaro
Leia também
Figueiredo, no entanto, descarta representação no Conselho de Ética da Câmara contra Eduardo. “Não creio nesse caso, mas a omissão do Itamaraty depois de demandado pelo embaixador da China, aí sim podemos agir. Estamos preparando a convocação do ministro para o Plenário”.
Na noite de quarta-feira (18), o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), pediu desculpas ao governo chinês. O embaixador da China no Brasil, Yang Wanming, cobrou retratação de Eduardo e disse que as declarações dele ferem a relação amistosa entre os dois países.
Agronegócio
O presidente da Frente Parlamentar Agropecuária (FPA), deputado Alceu Moreira (MDB-RS), não se mostrou preocupado em relação ao atrito causado pelo deputado Eduardo Bolsonaro com a China.
“A importância da mensagem produzida está diretamente relacionada com quem produziu, neste momento com pouca credibilidade”, disse ao Congresso em Foco.
O país asiático é um importante parceiro comercial no Brasil, sobretudo no mercado agropecuário. A Embaixada da China no Brasil reagiu à declaração de Eduardo de que o país causou propositalmente a pandemia do coronavírus e disse que ele “contraiu vírus mental”.
A FPA também se manifestou por meio de nota, na qual ressalta a importância do mercado chinês para o Brasil:
A Frente Parlamentar da Agropecuária, composta por quase 300 parlamentares do Congresso Nacional, deseja manter no mais alto nível as relações bilaterais entre Brasil e China, lembrando que declarações isoladas não representam o sentimento da nação ou de qualquer setor.
A China é parceira de longos anos do Brasil com quem temos excelente relação comercial e de amizade. Fica aqui também o nosso mais profundo desejo de união para combatermos o novo Coronavírus juntos, sem maiores prejuízos à vida humana e às relações internacionais globais.
Parem com o mimimi e a HIPOCRISIA!! Todos sabem que essa peste é chinesa SIM!!!
Para a esquerda, patética como está se mostrando, se algum filho do Bolsonaro peidar no elevador, será motivo para impedimento do presidente. O Eduardo não falou nada além da verdade.
E o que se ganhou com mais essa fala desse filho arrogante, imaturo e sem noção? Em que isso ajudou o Brasil?
A “”” oposição”””.. que na verdade só quer ver o circo pegar fogo.. porque não aceitam que foram CHUTADOS PRA SEMPRE do poder… vão fazer apenas barulhinho.. latir.. encher o saco.. feito cachorro pequeno que late atrás do portão.
Os chineses felizmente sabem que não devem confundir o Brasil com os bolsonaros, que eles são uma praga passageira.
Concordo.. serão só 8 anos em dois mandatos.
Verdade, nao devem confundir mesmo! Afinal, foi justamente no desgoverno da aberraçao criada pelo encantador de jumentos, que a ministra katia abreu, informou que a china queria importar um milhao de jumentos do brasil