Veja quem compõe a nova Mesa da Câmara

A Câmara definiu nesta quarta-feira (3) a composição da Mesa Diretora para o biênio do mandato do deputado Arthur Lira (PP-AL), eleito nessa segunda-feira (1º).

Em seu primeiro ato à frente da Casa, na noite desta segunda-feira, Lira retirou espaços que seriam ocupados pelo PT, PSDB e Rede, alegando que o bloco de seu principal adversário na disputa, Baleia Rossi (MDB-SP), havia sido registrado após o prazo limite.

Com a anulação do bloco de Baleia, PT, PSDB e Rede perderam os espaços a que tinham direito. O PT deixou de ter a primeira-secretaria para ocupar a quarta-secretaria e o PSDB e a Rede ficaram fora da Mesa.

Na noite de terça-feira (2), Lira e os partidos do bloco de Baleia fecharam um acordo.  O alagoano ofereceu dois cargos na Mesa Diretora ao grupo aliado ao emedebista. O PT ficou com a segunda-secretaria e o PSDB com a terceira-secretaria. As quatro suplências da Mesa foram divididas meio a meio entre os grupos de Lira e Baleia.

Inicialmente, PSDB e PSB disputavam a indicação para a terceira-secretaria, mas houve um entendimento e o PSB abriu mão de disputar o espaço.

Marília Arraes (PT-PE) foi eleita segunda-secretária em segundo turno, com o apoio de partidos aliados a Lira, contra João Daniel (PT-SE), candidato oficial do partido. Também com apoio de aliados de Lira, Cássio Andrade (PSB-BA) venceu o indicado oficial do PSB, Marcelo Nilo (PSB-BA), para a suplência.

Veja como fica a distribuição dos cargos na Mesa. Os deputados de partidos aliados de Arthur Lira estão em negrito.

  • primeira vice-presidência: Marcelo Ramos (PL-AM);
  • segunda vice-presidência: André de Paula (PSD-PE);
  • primeira secretaria: Luciano Bivar (PSL-PE);
  • segunda secretaria: Marília Arraes (PT-PE)
  • terceira secretaria: Rose Modesto (PSDB-MS);
  • quarta secretaria: Rosângela Gomes (Republicanos-RJ);
  • suplência: Eduardo Bismarck (PDT-CE);
  • suplência: Alexandre Leite (DEM-SP);
  • suplência: Gilberto Nascimento (PSC-SP);
  • suplência: Cassio Andrade (PSB-PA).

A primeira e segunda vice-presidência tem a função de substituir o presidente da Casa. A primeira-secretaria é responsável por administrar as finanças da Câmara. A segunda-secretaria trata das relações internacionais da Casa, principalmente da emissão de passaportes. Também cuida dos programas de estágio oferecidos pela instituição.  A terceira-secretaria trata da concessão de licenças médicas e de missões especiais de deputados. A quarta secretaria é responsável pela administração dos apartamentos funcionais da Câmara. As quatro suplências têm o papel de substituir os quatro secretários.

> Veja quem compõe a nova Mesa do Senado

Continuar lendo