Maia quer convocar comissão do Congresso para tratar de Manaus e vacinação

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM/RJ), informou que o Congresso Nacional deve reunir a Comissão Representativa para discutir o agravamento da pandemia de covid-19 em Manaus e o processo de vacinação da população brasileira.  Em seu twitter, ele disse que vai encaminhar o pedido de convocação ao presidente do Senado, senador Davi Alcolumbre (DEM/AP).

A Comissão Representativa tem o intuito de representar o Congresso durante o recesso parlamentar que vai até o dia primeiro de fevereiro. "É mais do que urgente que o Parlamento esteja de portas abertas, trabalhando para encontrar soluções para essa situação tão drástica e urgente", ressaltou Maia.

A deputada Tabata Amaral (PDT/SP), também solicitou uma reunião para tratar do caso de Manaus. Além disso, sugeriu a convocação do ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, para o esclarecimento da situação.


Em todo o Amazonas, segundo o governo estadual, 91,2% das UTIs exclusivas para pessoa com o novo coronavírus estão ocupadas. Nos hospitais, falta oxigênio para auxiliar na respiração dos pacientes.

Nesta quinta (14),  o governador do Amazonas, Wilson Lima (PSC), decretou toque de recolher em todo o estado, uma operação para conseguir abastecer as unidades hospitalares com oxigênio, e a transferência de pacientes para hospitais federais de outros estados.

Segundo o governador, só na última terça-feira (12), a demanda por oxigênio na rede pública aumentou mais de onde vezes na comparação com a média diária, passando de 5 mil para 58 mil metros cúbicos.

Continuar lendo

Assine e obtenha atualizações em tempo real em seu dispositivo!