Deputado do Centrão que indicou cargo ao governo é alvo de operação da PF

O deputado federal Sebastião Oliveira (PL-PE) foi alvo de uma operação da Polícia Federal (PF) na manhã desta sexta-feira (8), em Recife (PE). O parlamentar é suspeito de atuar em um esquema ilícito no setor de infraestrutura. Oliveira foi o responsável por indicar Fernando Marcondes de Araújo Leão para o comando do Departamento Nacional de Obras contra a Seca (DNOCS), uma das primeiras movimentações decorrentes do acordo político entre o Planalto e o Centrão

Os policiais cumpriram mandado de busca e apreensão em seu apartamento funcional, em Brasília, e em outros dois imóveis do parlamentar. Um em Recife e outro em Serra Talhada (PE). 

> Governo já enfrenta primeira crise na entrega de cargos ao Centrão

As irregularidades se referem ao período em que ele foi secretário de Transportes em Pernambuco. Segundo a PF, a organização criminosa praticava desvios de recursos públicos destinados à obra de requalificação da BR-101, no trecho do Contorno Viário da Região Metropolitana de Recife/PE.

O valor do contrato firmado para a execução da obra supera os R$ 190 milhões, sendo que os maiores repasses seriam feitos do Governo Federal ao Departamento de Estradas e Rodagens de Pernambuco - DER/PE.

De acordo com os relatórios de auditoria do Tribunal de Contas da União - TCU e do Tribunal de Contas do Estado - TCE/PE a obra vinha sendo executada com materiais (especialmente asfalto) de baixa qualidade e pouca durabilidade.


 

Continuar lendo

Assine e obtenha atualizações em tempo real em seu dispositivo!