Davi decreta duas semanas de recesso informal no Senado em outubro

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), determinou duas semanas de recesso branco – como é chamado o recesso extraoficial – no mês de outubro. A primeira interrupção informal dos trabalhos irá acontecer de 8 a 18 de outubro, abrangendo o feriado do dia 12, e a segunda será na última semana do mês, de 26 a 30. O recesso  faz parte do calendário especial legislativo durante a campanha eleitoral que foi acordado pelos líderes partidários nesta terça-feira (6).

Nesses dois períodos, não haverá sessões remotas no Senado. A Constituição prevê que o recesso parlamentar ocorre de 18 a 31 de julho e de 23 de dezembro a 1º de fevereiro. Fora esses intervalos, deputados e senadores atendem conveniências político-eleitorais para suspender os trabalhos.

Os senadores também acordaram que de 19 a 23 de outubro haverá um esforço concentrado na Casa voltado a sabatina dos indicados a agências reguladoras, a ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) e a ministro do Tribunal de Contas da União (TCU).

Mãe de Carlos, Flávio e Eduardo Bolsonaro omite da Justiça imóvel comprado em Brasília

As eleições municipais de 2020 foram adiadas para novembro, com primeiro turno marcado para 15 de novembro e segundo turno, onde houver, no dia 29 do mesmo mês. A campanha se concentra no mês de outubro. O envolvimento de deputados e senadores com o pleito já começou a impactar os trabalhos do Congresso desde setembro.

Como mostrou o Congresso em Foco, 67 deputados federais e dois senadores são candidatos aos cargos de prefeito ou vice-prefeito em 2020. Além do envolvimento direto com o pleito, muitos parlamentares utilizam o período eleitoral para fortalecer suas bases e auxiliar aliados, visando a reeleição em 2022.

Davi é um dos que irá buscar um novo mandato no Senado na próxima eleição geral, quando chega ao fim seu primeiro período de oito anos como senador. Ele está atuando na campanha do irmão José Samuel Alcolumbre (DEM), o Josiel, à prefeitura de Macapá.

Continuar lendo

Assine e obtenha atualizações em tempo real em seu dispositivo!