Comissão quer que Regina Duarte apresente plano de trabalho ao Senado

Foi aprovado pela Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) do Senado, um convite para que a recém-empossada secretária especial da Cultura, Regina Duarte, participe de uma reunião no colegiado para apresentar os programas e ações que vão ser executados durante o seu comando na pasta. O pedido foi feito pelo senador Dário Berger (MDB-SC).

> Bolsonaro orientou Regina Duarte a não financiar pauta LGBT na Cultura

O senador Prisco Bezerra (PDT-CE), integrante da comissão, analisou o pedido de Dário como uma oportunidade de ouvir a secretária, em meio aos atritos, inclusive com o governo, que tem enfrentado na primeira semana no cargo. "Eu acho que é mais uma oportunidade para saber da nova secretária quais as ideias. Até porque a gente sabe que ela já vem no início passando por algumas dificuldades internas dentro do próprio governo, e nosso objetivo aqui é de realmente colaborar", considerou.

Na última segunda-feira (9), o ministro-chefe da Casa Civil, general Walter Souza Braga Netto, anulou a nomeação de Maria do Carmo Brant de Carvalho para a Secretaria da Diversidade Cultural.  A nomeação havia sido publicada de manhã no Diário Oficial da União (DOU), mas no fim da tarde, foi publicada uma edição extra do DOU suspendendo a nomeação feita por Regina. Em seu discurso de posse, no último dia 4,  Regina comentou que o presidente da república, Jair Bolsonaro (sem partido) lhe prometeu "carta branca" para montar a equipe.

Em uma entrevista para o programa Fantástico, no último domingo (8), Regina disse que os ataques recebidos desde que assumiu o cargo vieram "de uma facção" que quer ocupar a vaga para a qual foi nomeada. A fala da secretária teve repercussão entre integrantes do governo. O ministro-chefe da Secretaria de Governo, general Luiz Eduardo Ramos disse publicamente que "o uso do termo 'facção' em entrevista, sem nomear seus supostos integrantes, dá a entender que há divisões inexistentes e inaceitáveis".

> Recém-empossada, Regina Duarte vira alvo de Olavo de Carvalho

*Com informações da Agência de Notícias do Senado

Continuar lendo

Assine e obtenha atualizações em tempo real em seu dispositivo!