Câmara deve votar indicações para CNJ e CNMP na próxima semana

A Câmara dos Deputados deve votar na próxima terça-feira (27) indicações para as próximas vagas que serão abertas no Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e no Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP). A informação foi confirmada pelo Congresso em Foco com líderes partidários.

As principais informações deste texto foram enviadas antes para os assinantes dos serviços premium do Congresso em Foco. Cadastre-se e faça um test drive.

Para o posto no CNJ há acordo para que a Câmara indique o nome de Mário Maia, filho do ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Napoleão Nunes Maia. Para a vaga no CNMP, o nome escolhido pelos deputados deve ser o do professor da Universidade de São Paulo (USP), Otávio Luiz.

Os postos só ficam vagos no começo de 2021, mas a eleição foi antecipada pelo presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ).

De acordo com líderes ouvidos pelo site, a votação das autoridades deve ser a única a ser feita pela Câmara até o primeiro turno das eleições municipais, que está marcado para o dia 15 de novembro.

A oposição obstrui os trabalhos legislativos como forma de pressionar o aumento de R$ 300 para R$ 600 do auxílio emergencial. Já o Centrão, bloco de centro e direita que ocupa a base do governo, também não aceita votações, mas para emplacar a deputada Flávia Arruda (PL-DF) no comando da Comissão Mista de Orçamento (CMO).

Radar do Congresso: deputados são mais governistas que deputadas

Continuar lendo

Assine e obtenha atualizações em tempo real em seu dispositivo!