O blogueiro Allan dos Santos, dono do site Terça Livre, está na Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPI mista) das Fake News para prestar esclarecimentos sobre a acusação de propagar fake news e ataques virtuais contra os adversários do presidente Jair Bolsonaro. Allan, desde o início da sessão, atacou o Partidos dos Trabalhadores (PT), pediu doações para o blog e chegou a mandar beijos para uma colaboradora freelancer de seu site.
> CPI das Fake News ouve o blogueiro Allan dos Santos
O blogueiro apareceu no Senado vestindo uma camisa amarela e verde, em referência ao Brasil. Allan afirmou que não tem formação em jornalismo, mas que atua como um profissional de imprensa “graças ao Lula”. O ex-presidente vetou a obrigatoriedade de diploma para o exercício da profissão de jornalista, o que foi referendado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) em 2009.
Leia também
Por diversas vezes durante a tarde, Allan respondeu aos deputados trazendo as acusações ou mesmo fatos, sobre a atuação do PT e o envolvimento do partido em escândalos.
O dono do Terça Livre afirmou que criou o site para defender o conservadorismo e atuar contra as “guerrilhas armadas do Brasil”.
Ao ser questionado se atua como militante do presidente Jair Bolsonaro, Allan se limitou a responder que apoia o mandatário. “Eu apoio o presidente da República, o que mais a senhora quer saber?”, respondeu Allan.
PublicidadeSegundo o blogueiro, ele não compartilha fake news, mas se limita, naquilo que ele entende ser o dever do jornalista, a compartilhar os pensamentos de outras pessoas sobre determinadas situações, não sendo ele, desta maneira, o criador da fake news.
“Não checar a informação que se recebe e divulgar de primeira é uma atitude criminosa” rebateu o senador Humberto Costa (PT-PE), afirmando que o “papel do jornalista é checar a informação”.
O blogueiro utilizou da transmissão da TV Senado e do Youtube para fazer propaganda do seu site. Ele pediu doações a quem estava assistindo e relembrou que o site estava transmitindo a sessão e com isso ele estava ganhando audiência. “Um grande beijo para a Fernandinha”, chegou a dizer Allan dos Santos olhando para as câmeras, em referência a uma colaboradora Freelancer do seu site.
O blogueiro aceitou ter a quebra de seu sigilo bancário, mas se recusou a responder ao petista Humberto Costa, se dissemina fake news nas redes sociais. “Como o senhor foi condenado por fake news, eu me resguardo ao direito de ficar calado”, respondeu Allan. O senador afirmou que não responde nenhum processo do tipo e que nas acusações que foram feitas contra ele, já foi inocentado.
Allan dos Santos foi convocado para a CPI das Fake News antes mesmo de Alexandre Frota ter falado das supostas milícias virtuais alinhadas ao governo Bolsonaro, que segundo o deputado tucano são comandadas pelo Terça Livre e por Olavo de Carvalho. O requerimento de convocação do blogueiro, por sinal, foi apresentado pelo deputado Rui Falcão (PT-SP).
O fundador do Terça Livre, contudo, recebeu apoio dos parlamentares que são aliados de Bolsonaro e estão na CPI mista das Fake News. A deputada Bia Kicis (PSL-DF), Filipe Barros (PSL-PR), Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) entre outros parlamentares defensores de Jair Bolsonaro.
A #SomosTodosAllan chegou a ficar entre os assuntos mais comentados do Twitter no início da tarde, pouco antes do depoimento começar. O blogueiro agradeceu o apoio dos internautas. “É com esse apoio de inúmeros homens e mulheres patriotas que o pequenino Terça Livre chegou até aqui. Hoje, é o maior canal conservador de informação e cultura da América Latina. São cinco anos de perseverança. Obrigado a todos pelo carinho expresso na tag #SomosTodosAllan!”, escreveu na sua rede social.
Essa CPMI é uma palhaçada. Muito bem agiu o senhor Allan dos Santos.
Allan dos Santos deu um baile em congressistas que usam nosso dinheiro para esse show de horrores. Muitos ali não sabem falar, ler e interpretar a língua Portuguesa diga lá se arriscar em Inglês! A qualidade de nossos parlamentares é sofrível e quando alguém de preparo mediano aparece (não me atreveria a dizer que houve ali alguém acima da média), cria mal estar nas excelências. Partidos da esquerda brasileira se mostram os piores. Agora venhamos muitos que ali estavam deveriam estar na cadeia, O POSTE MIJANDO NO CACHORRO. A narrativa é essa: grandes setores da comunicação usados por partidos não conseguem mais domínio sobre a informação e querem matar os blogs que eles tanto usaram
Pelo texto percebe-se a ira no coração do autor kkkkkkkkkkkk. O jornalista Erick Mota do Congresso em Foco não consegue esconder seu ódio pelo Alan dos Santos kkkkkkkkkkkk. Cômico.
Esse cidadão tinha que sair preso do Senado, não falou nada, só atacou e ainda pede dinheiro, esse País faliu.
Ele só falou verdades! E o q estão pensando? Q só esquerdistas vão usar o PALCO MONTADO? BOBINHOS! Quem é esperto vai chegar lá e DESTRUIR a esquerda: só cito 1 fato: Haddad já foi condenado 2 vezes por uso de robôs e por publicar fakes! CONDENAÇÕES FORMAIS, POR JUÍZES, EM PROCESSOS LEGAIS! E JB? Em qtos p processos foi condenado? ESSA CPI AINDA VAI CONSAGRAR A DIREITA!
TODO mundo usou bots nas eleições, não só o Haddad.
Mas como a estrela é o PT só miram nele pois sabe que se o Lula sair da cadeia, ele vence em 2022.
Só que com pessoas do mesmo partido do “mito” entregando seus podres, acha que não vão condenar o “mito” por isso não?
Haddad já foi inocentado. Mas vocês preferem enxergar só aquilo que lhes convém.