A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) decidiu, em sessão na noite desta quinta-feira (1º) suspender, por 180 dias, o mandato do deputado Fernando Cury (Cidadania) por infração ao Código de Ética e Decoro Parlamentar da Casa.
Em dezembro, Cury apalpou os seios da deputada Isa Penna (Psol) durante sessão do plenário da Casa O assédio foi registrado pelas câmeras da própria assembleia, já que a sessão estava sendo transmitida ao vivo.
A punição foi determinada por meio de projeto de resolução, aprovado por unanimidade pelos parlamentares. Nos 180 dias, o deputado não receberá salário, nem terá direito às atividades de seu gabinete e funções do mandato.
No seu lugar, deve tomar posse o suplente padre Afonso Lobato, após convocação a ser publicada no Diário Oficial na próxima semana.
A deputada Isa Penna considerou que a punição mais correta do colégio de líderes seria a cassação, mas comemorou a decisão.
“A vitória completa será quando nenhuma de nós seja importunada, violentada sem que haja punição”, escreveu, em seu Twitter. “Seis meses com suspensão do gabinete é uma vitória histórica dentro do parlamento paulista.”
Leia também
Ver essa foto no Instagram
A punição, pedida por organizações da sociedade civil, veio quatro meses após o caso ser flagrado pelas câmeras do plenário da Alesp.
> Perseguição obsessiva passa a ser crime. Veja o que diz a lei
Mulheres com seios nas costas não devem ser tocadas.
Não faça isso, não corrompa o que vc acredita, ou vc tem 1 aí moral ou não tem
Olha a foto que ilustra a ”matéria” by UOL…o sujeito coloca a mão nas costas da pu…quero dizer, da deputada.
Linguajar é bem condizente , teus valores dependem das outras pessoas, não são teus, são dos outros.
Ela que disse em um discurso
Sim, eu sou dePUTAda
Como eu disse teus valores não são teus, pois depende dos outros
Ela que disse que é, não eu.
Então quem tem que responder sobre o linguajar dela em serviço é ela mesma.