Para ser posto em prática, o afastamento do senador Chico Rodrigues (DEM-RR), determinado pelo ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal, deve ser referendado pelo plenário do Senado. Os parlamentares, entretanto, resistem à aprovação da suspensão do mandato do colega. O próprio presidente da Casa, Davi Alcolumbre (DEM-AP), tem agido para evitar a punição ao senador.
Chico Rodrigues foi alvo de uma operação da Polícia Federal na quarta-feira (14). Na ocasião, ele tentou esconder R$ 33 mil dentro de sua cueca.
Uma fonte ligada a Davi Alcolumbre, disse que, se depender da vontade do presidente, Chico Rodrigues não será afastado nem terá seu mandato cassado. O principal argumento para manter o senador em seu cargo seria evitar interferências do STF no Senado. O vídeo abaixo, do senador Angelo Coronel (PSD-BA), dá o tom do discurso de boa parte dos senadores.
Leia também
Sou contra um poder interferir nas prerrogativas de outro. Não estou defendendo ninguém, mas o afastamento deve ser feito pelo Conselho de Ética, q deve se reunir logo. A ampla defesa é garantia de todos, até num caso grave como esse envolvendo o sen. Chico Rodrigues. pic.twitter.com/2sPq5z2bzY
— Senador Angelo Coronel (@angelocoronel_) October 16, 2020
A mesma fonte estima que dos 81 senadores, ao menos 50 são favoráveis à manutenção do mandato do parlamentar de Roraima, o que o deixa em situação confortável para a análise da decisão de Barroso no plenário do Senado.
Outro possível problema para Chico Rodrigues que pode ser evitado pelo presidente Davi Alcolumbre é a análise do caso no Conselho de Ética. Nesta sexta-feira (16), a Rede e o Cidadania pediram a cassação do senador ao colegiado. Entretanto, por causa da pandemia, o conselho não foi instalado em 2020 e Davi Alcolumbre não está disposto a colocá-lo em funcionamento para a análise do caso do senador de Roraima.
> Barroso veta vídeo de Chico Rodrigues para evitar “humilhação pública”
O senador Ângelo Coronel se utiliza desse pretexto esfarrapado para justificar a defesa e o livramento de mais um corrupto, a exemplo de Aécio Neves e outros tantos. O protecionismo desses políticos a seus pares é tão absurdo que já houve casos de parlamentares presos darem expediente e voltarem para a prisão.
Obviamente há diferenciação sim… se não houvesse para que haveria diferenciação na Lei sim. “Aos amigos tudo e aos inimigos a Lei!” Este dito popular existe há décadas ou seria a séculos.
Quer dizer que o amigão do Bozo pode voltar a ser vice lider
Só tem bandido! https://uploads.disquscdn.com/images/107064b48537d71499166e1df19460add389b6e1953f239d629491a4868e6ea1.png
????
A BANDIDAGEM DO CONGRESSO NACIONAL SE PROTEGEM MUTUAMENTE.
Não há entre parlamentares o que se possa chamar de ÉTICA no sentido etmológico da palavra. Há sim espírito de corpo, de autoproteção, de proteção à corrupção visto que a maioria está metida em algum tipo de ilicito E o voto do colega pode ser o voto salvador quando chegar a sua vez. Já tivemos o caso modelar do senador Demóstenes Torres, afastado por quebra de decôro e reabilitado em seus direitos politicos, neste caso pelo próprio STF. Delinquir pode, só não pode ofender o colega ou sua mãe.
Não existe etmológico.
Correto. Corrigindo: etimológico.
Isso é conversa fiada desse politiqueiro. Todos sabemos q esses saprófitas buscam se proteger uns aos outros. Porquê? Ora, todos eles carregam na bunda dinheiro público desviado. E ainda se vê gente tola apoiando essa raça. Lula cançou de levar na bunda e tem apoio de parte de nosso tolo Povo. Bolsonaro até hoje leva. Talvez não mais diretamente, mas sua esposa até agora não explicou os 80 mil q levou. Ou seja, não boto minha mão no fogo ninguém dessa gente (gente?).
Ver um Senador da República numa situação constrangedora como essa é triste e lamentável, mas pior do que isso é o corporativismo existente entre seus pares, que, mais uma vez, demonstram total solidariedade a atitudes vergonhosas como essa, como se o dinheiro público escondidos numa cueca fosse um mero equívoco e a coisa mais normal do mundo.
O Brasil não merece isso, partindo de homens que deveriam dar o exemplo de moralidade e civismo.
Nossa imagem perante a opinião pública nacional e internacional está ladeira abaixo e somente a cassação de um político desse tipo poderia dar o exemplo para amenizar essa situação.
Senador ladrão, bandido e corrupto.
Políticos sem vergonha, muitos deles pertencem à escória da sociedade. Acham seus crimes normais, mas merecem a guilhotina.
O que mais me causa arroubos para deboche é estarem agindo com tanto rigor para quem tinha uns trocados na cueca e o outro que tinha 51 milhões num de seus ap´s correr por aí livre leve e solto!
Alguns trocados ou alguns milhões, escondidos e não devidamente explicados, são passiveis de incriminação. Varia apenas a dose.
Ah, tem mais dinheiro em cueca alheia!
Raça fedorenta.