O senador Fabiano Contarato (Rede-ES) pediu ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, que proíba Abraham Weintraub de deixar o Brasil. O ex-ministro da Educação foi indicado por Jair Bolsonaro para assumir um cargo no Banco Mundial, em Washington, nos Estados Unidos e, em seu Twitter, anunciou que fará a mudança nos próximos dias.
> De saída, Weintraub revoga ato que previa cotas na pós-graduação
Contarato defende que por ser investigado no inquérito das fake news Weintraub não pode sair do país.
“Ao comemorar a iminente mudança ao exterior, o senhor Abraham Weintruab, aparentemente se esqueceu de mencionar que ostenta a condição de investigado perante o Supremo Tribunal Federal, por potencial cometimento do crime de lesar ou expor a perigo de lesão a independência do Poder Judiciário e ao Estado de Direito”, argumentou o senador no pedido encaminhado ao STF.
Leia também
O senador pede ainda que o STF determine a apreensão do passaporte do ex-minsitro.
“Ante o exposto, diante da imprescindibilidade da continuidade das investigações sem interrupções, ao menos até que se conclua o presente inquérito, e diante da reiteração da conduta delitiva pelo investigado, requer a deferimento da imposição de medida coercitiva de proibição de saída do país, bem como decretação de busca e apreensão dos documentos de viagem”.
PublicidadeVeja o pedido na íntegra
> Grampos revelam que família de Queiroz queria que ele se calasse
Batem palmas pro stf…já vi esse filme, na verdade parece que ninguem percebeu que o stf se tornou o executivo, usurpou o outro poder,com o apoio da mídia …falam demais a palavra democracia,mas não a praticam,usam um português pre-camoniano que ninguem entende, estão colocando a sociedade no cabresto!!…Acham que todo o povo é débil mental,vivem rasgando a Constituição todos os dias com interpretações pessoais, e ainda tem senador que deveria usar de suas prerrogativas de contrôle do stf, e não ficar babando ovo…Acorda senador !!!…Se a sociedade brasileira o “povo” não acordar,jajá estaremos como os chineses que podem usar só os aplicativos controlados, é isso que o stf quer!
O cara é de um partido que é um puxadinho do PT. Está fazendo o que se espera dele.
Não há impedimento legal para tal atitude discricionária. Ele vai sim, viajar, é direito dele ocupar o cargo no Banco Mundial. DUVIDO que alguém OUSE impedi-lo. CUIDADO, pois os esquerdopatas estão esticando demais a corda. Tudo tem limites! Gilberto Pinheiro/jornalista de direita
Bozo quer evitar que o weintraub conte os podres que sabe.
Acredito que foi um blefe do bolsonaro, assim como tantos no decorrer do processo, para sentir a repercussão. Se tiver resistência voltará atrás.
Mas o senador é deputados estão certos, tem que esperar a conclusão do inquérito.
Com clareza está fugindo do processo.
Ele está fazendo com o ex-ministro o que fez com a Regina Duarte, ou seja, Abraham Weintruab, está num barco furado, pois se os demais países membros do grupo do Brasil tiverem o mínimo de bom senso, ele não será aprovado para o cargo. E o presidente poderá dizer que tentou ajudar, mas…
???? É isso mesmo ! Tomara o ministro acolha essa petição que se mostra totalmente pertinente…. Ao invés de punição, essa saída do Brasil está mais para um grande prêmio, haja vista o Salário de um milhão e trezentos mil por ano…. Assim, o crime passa a de fato compensar…. De mais a mais o ex-ministro deve mostrar a sua grande coragem por aqui agora, assim como esbravejou em reunião do bando….rs rs rs…..